Patrocinado

Saldo da visita de Lula ao Presidente Americano é modesto. Um dos assuntos tratados no encontro entre os presidentes Lula e Joe Biden nesta sexta-feira (10) foi a entrada dos Estados Unidos no Fundo Amazônia. Mas o político brasileiro retornou ao país neste sábado (11) sem grandes conquistas, bem menos do que já estava anunciado.

LEIA MAIS: Chá com primeira-dama americana era única agenda de Janja nos EUA e foi cancelado

Biden, durante sua campanha eleitoral em 2020, prometeu 20 bilhões de dólares para o fundo (aproximadamente R$ 104 bilhões), mas no encontro na Casa Branca, ele falou de doar apenas 50 milhões de dólares (R$ 260 milhões). Sendo que a Amazônia é cobiçada mundialmente.

VEJA AINDA: Em Boca Raton nos Estados Unidos Bolsonaro é ovacionado

A imprensa conseguiu algumas informações de que o governo brasileiro se decepcionou com a oferta, mas o Itamaraty nega a versão. O Ministério das Relações Exteriores diz que o valor não decepcionou, pois é de conhecimento de todos que Biden precisa da aprovação do Congresso para fazer aportes maiores.

MAIS INFORMAÇÕES: Lula vai entregar casas concluídas pelo governo Bolsonaro como marca dos “primeiros 100 dias de governo

Lula tentou convencer o presidente dos Estados Unidos que os países ricos precisam entrar em um fundo para ajudar países com reservas florestais a protegerem o meio ambiente, ainda que não seja o Fundo Amazônia.

Em sua falas nos Estados Unidos, Lula criticou várias vezes o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também se encontrava no país no período.

ENTENDA: Lula recorre ao STF para anular decreto que renuncia bilhões em redução de imposto Pis/Pasep