Selic deve cair em última reunião do Copom do ano

Selic deve cair em última reunião do Copom do ano
Patrocinado

Selic deve cair em última reunião do Copom do ano que acontece nesta terça-feira,10 e quarta-feira 11. Contudo, atualmente a Selic esta em 5% ao ano. A expectativa é de uma nova redução da Selic em 0,5 ponto percentual para 4,5% ao ano.

Entretanto, de acordo com a última pesquisa do Banco Central ao mercado financeiro, a Selic deve cair mais em 2020. Provavelmente chegando a 4,25% ao ano, em fevereiro, e será mantida nesse patamar nas reuniões seguintes até dezembro, quando será elevada para 4,5% ao ano.

A Selic, ou taxa básica de juros é um dos pilares da economia brasileira. Em outras palavas, ela é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Neste ano, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

A Inflação x Selic

Para o mercado financeiro, a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar abaixo do centro da meta, em 3,52%, neste ano. Para 2020, a previsão também está abaixo da meta (4%), em 3,60%.

No entanto, inflação e Selic estão interligadas. Isto porque ao reduzir a Selic, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Para cortar a Selic, o Copom precisa estar seguro de que os preços estão sob controle e não correm risco de ficar acima da meta de inflação.

Veja também:

Conheça as novas IPOs de fundos imobiliários.

Raia Drogasil anuncia juros sobre capital próprio.

O Copom, formado pela diretoria do BC se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom analisam as possibilidades e definem a Selic.

A inflação medida em Novembro foi a maior do ano. Muito deste resultado se deve a alta dos preço da carne, que teve sua demanda internacional aumentada pela China.