A aprovação do governo Lula (PT) recuou mais de cinco pontos percentuais e chegou a 37,4%, segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). No levantamento anterior, publicado em janeiro, a gestão petista era vista como “ótimo ou boa” por 42,7% dos brasileiros.
MAIS: Governo Lula consegue recorde de endividamento do Brasil, e coloca Dilma em 2º lugar
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
LEIA: Deputada americana expõe totalitarismo de Moraes no Brasil no Congresso Americano
A percepção negativa do governo aumentou em relação a janeiro. O novo estudo mostra que 30,5% consideram “ruim ou péssima” a atuação do Executivo ante 27,9% em janeiro. Já 30,6% dos entrevistados avaliam a gestão como “regular”. Em janeiro, 28,1% consideravam “regular”. Na pesquisa mais recente, 1,5% não souberam ou preferiram não responder.
A aprovação individual do trabalho de Lula também registrou queda em relação a janeiro. Hoje, o presidente é aprovado por 50,7%, contra 55,2% da pesquisa anterior. A desaprovação de Lula subiu e chegou a 43,7% em maio. Em janeiro, 39,6% desaprovavam o mandatário. Outros 5,6% não souberam responder.
Entre os motivos para desaprovação de Lula, os entrevistados apontaram percepção de má gestão (16,3%), corrupção (16%); e situação econômica (12,8%).
O levantamento CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas presencialmente entre os dias 1º e 5 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.