Patrocinado

STF absolve ministro de Lula após acusações de peculato e condenação. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das acusações de peculato por uma votação de 3 a 1. Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram pela absolvição.

AINDA: Lula manda trocar avião presidencial e FAB atende a pedido

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Góes já havia sido condenado a 6 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2019, quando ainda exercia o cargo de governador do Amapá pelo PDT. A sentença também determinava que Góes devolvesse R$ 6,3 milhões à União.

LEIA: Câmara avaliza cassação do TSE de mais de 344 mil votos de eleitores em Deltan. Troca pela inocência de Lira

O atual ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava sob acusação de desviar dinheiro de empréstimos consignados de servidores públicos. A acusação alegava que os valores eram descontados dos salários e usados para cobrir despesas governamentais já contempladas pelo orçamento público, o que atrasava os pagamentos aos bancos credores.

SAIBA: Em cinco meses de governo inflação chega a 3%, segundo IBGE

Os desvios supostamente ocorreram em 2009 e 2010, durante o primeiro mandato de Góes. Ele retornou ao cargo em 2014 e foi reeleito em 2018. Em 2023, Góes tornou-se ministro no governo de Lula.

MAIS: Governo Lula deve antecipar a cobrança de imposto sobre o diesel para reduzir rombo

O ministro Alexandre de Moraes afirmou: “O acusado não teria repassado os valores retidos dos salários dos servidores à instituição financeira, o legítimo destinatário, mas utilizou os valores para atender outras prioridades públicas”. Os ministros Barroso e Fux acompanharam o voto de Moraes.

AINDA: Senador afirma que TSE e STF sabiam do risco de invasão no 8 de janeiro

Moraes destacou que “a utilização do recurso desviado ocorreu para finalidade estritamente pública, em proveito da própria Administração, é imperioso reconhecer a não ocorrência do crime de peculato-desvio”.

Com Hora de Brasilia