Patrocinado

A revista inglesa The Economist publicou um artigo no último domingo (14) onde fala sobre a atual situação do Brasil e comenta o embate em curso entre o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

A revista é conhecida por seu favoritismo a ideologias esquerdistas e mesmo assim chama a atenção do mundo para as questões antidemocráticas no Brasil.

Nos últimos dias Musk tem questionado as ordens emitidas pelo STF, especialmente por Moraes, contra sua plataforma por acreditar que elas estão violando as leis brasileiras.

SAIBA: Colunista de O Globo afirma que “facção do TSE atua a favor dos interesses de Moraes”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Cartões corporativos do governo Lula voltam a ser destaque de gastos

O bilionário começou suas críticas logo após a publicação do caso Twitter Files Brasil, que divulgou documentos onde mostra que a Justiça brasileira tentou violar o Marco Civil.

Um trecho do artigo da The Economist, cujo título é “Elon Musk está em conflito com o poderoso Supremo Tribunal Federal do Brasil”, cita que “o Tribunal [se referindo ao STF] se tornou de fato o regulador das redes sociais” no Brasil.

O artigo também fala sobre a posição do X, que afirmou estar sob ameaça de multas pesadas caso não bloqueasse contas por determinação da Justiça brasileira.

MAIS: “A democracia brasileira está morrendo em plena luz do dia”, afirma Wall Street Journal

O The Economist diz que a disputa entre Moraes e Musk até o momento é “exagerada”, mas reveladora em dois pontos: “Uma delas é o poder do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que desfruta de autoridade descomunal sobre a vida dos brasileiros”, diz o texto.

O outro ponto, segundo a revista britânica, “é o debate em torno da regulamentação das mídias sociais sem prejudicar a liberdade de expressão”.

A revista britânica cita no artigo que o Brasil atualmente é um “campo de batalha importante” para esse tema, uma vez que os brasileiros “adoram redes sociais”.

AINDA: Após CNJ afastar magistrados que atuaram na Lava Jato. Juízes paralisam atividades em protesto