Patrocinado

Tesouro direto

Para quem busca um investimento em renda fixa com baixo risco o tesouro direto é uma boa opção. Através do tesouro direto qualquer pessoas maior de 18 anos pode investir em títulos públicos.

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar a aplicação e permitir que pessoas físicas pudessem adquirir títulos públicos diretamente do Tesouro, via internet, sem intermediação de agentes financeiros. O aplicador só tem de pagar uma taxa à corretora responsável pela custódia dos títulos, além da taxa do próprio Tesouro.

Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver o valor com um adicional que pode variar de acordo com a Selic, índices de inflação, câmbio ou uma taxa definida antecipadamente no caso dos papéis prefixados.I

Quando você compra um título publico você esta emprestando seu dinheiro ao governo por um juros estabelecido no ato da compra por um prazo determinado. Com já mencionado o risco de um “calote” é muito baixo. Inclusive os bancos privados também emprestam muito dinheiro através deste artifício ao governo.

Quais os tipos

Pós ou pré fixados? Existem estas duas opções de titulo a escolher. No primeiro caso, os títulos pós fixados a remuneração é de acordo com a variação de algum indexador , como inflação, Selic entre outros. Já os pré fixados é estipulada a rentabilidade para todo o periodo.

O tesouro Selic é um dos títulos pós fixados mais conhecidos. O investidor receberá o valor correspondente a variação da Selic no período. Ainda falando dos pós fixados existe o IPCA + pagamento de juros fixo semestral e também sem o pagamento semestral realizando o mesmo apenas no final do período. Para os pré fixados também existem as 2 opções com recebimento de juros semestrais ou todo valor no fim do período. Detalharemos os pros e contra de cada opção em um outro momento.

No entanto se você busca fomas de seu dinheiro render com risco quase zero o tesouro é uma ótima opção. Para fazer seu dinheiro render no tesouro você precisa apenas tem uma conta em um banco ou corretora de valores que trabalhem com este tipo de investimento. Você pode investir qualquer valor. É importante você escolher com muito cuidado o banco ou corretora que irá utilizar para reduzir custos aumentando assim seu retorno liquido. Veja sobre corretoras de valores em outros artigos.

Outro fator que também é importante levar em conta para quem quer ganhar dinheiro e tem perfil conservador é que os Títulos Públicos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja ele tem um valor estimado por CPF e instituição financeira que ele paga em caso de qualquer problema.

Se quer sabre mais sobre renda fixa conheça a LCI e LCA um investimento muito interessante e também seguro. Curta o portal!