Patrocinado

Vale vai vender 13% do negócio de metais básicos. A Vale (VALE3) anunciou nesta quinta-feira (27) ter assinado acordo vinculante com a Manara Minerals e a Engine No. 1 para vender uma fatia de 13% de sua unidade de metais básicos (VBM) pelo valor de US$ 3,4 bilhões.

VEJA: Governo federal arrecada 3,37% menos em junho, segundo Receita

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Petrobras têm queda na produção em comparação a 2022

O montante total será pago à vista na conclusão da transação, sujeita aos ajustes usuais. A Manara Minerals deterá 10% da unidade de metais básicos da Vale, enquanto a Engine No. 1 ficará com uma participação de 3%, informou a mineradora.

A Manara Minerals é uma joint venture entre a mineradora Ma’aden e o PIF, fundo soberano da Arábia Saudita.

Este é o primeiro investimento da Arábia Saudita na área de mineração e o maior já feito no Brasil. A operação foi anunciada às vésperas da chegada de uma comitiva da Arábia Saudita ao Brasil, com mais de 90 integrantes, tendo como objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países.

VEJA: Juro do cartão de crédito é o maior dos últimos 7 anos para o mês

Com a operação, o braço de metais básicos da brasileira foi avaliado em US$ 26 bilhões. Segundo destacou a Vale em comunicado, o valor total da empresa “demonstra a dotação única do negócio de Metais para Transição Energética da Vale, um dos maiores detentores de reservas e recursos em jurisdições-chave de minerais críticos como Brasil, Canadá e Indonésia”.