Patrocinado

Vitória dos Republicanos nos EUA- Mercados Afundam pelo Mundo

Os Estados Unidos escolheu nesta madrugada seu 45º presidente, o republicano Donald Trump. Segundo o New York Times e Associated Press, que convocou a eleição nas primeiras horas da manhã de quarta-feira.

A ascensão de Trump à Casa Branca veio após uma varredura de muitos estados de batalha duramente travada no cinturão do midwest, do sudeste, e da oxidação, tamponando um dos mais grandes surtos na história política americana moderna

Trump subiu ao palco no hotel Hilton, no centro de Manhattan, para anunciar que a candidata democrata Hillary Clinton admitiu a derrota. Em suas observações, Trump tentou consertar comentários após uma longa e amarga eleição presidencial. “É hora de nos portarmos como um povo unido”, disse Trump. “Eu prometo a todos os cidadãos na terra que eu vou ser presidente de todos os americanos”, acrescentou, antes de descrever uma agenda que ele caracterizou como “América em primeiro lugar”, enquanto na campanha de fuga

Enquanto os votos eram computados para Trump, os mercados de ações dos EUA mergulharam com os futuros na Média Industrial Dow Jones caindo 506 pontos, ou cerca de 4%.Os investidores começaram a se apoiar para a agenda de Trump e suas opiniões anti-livre comércio.

O medo de uma presidência de Trump foi evidente na abertura da bolsa na Europa, onde as ações em Londres caíram 2%, depois que os futuros indicaram perdas de até 4%. O índice Hang Seng em Hong Kong caiu 2,7%, o sul-core

Os ativos que crescem em valor durante os períodos de turbulência do mercado, como o dólar, o ouro e os títulos do governo, aumentaram. O ouro subiu US $ 41 para US $ 1.316 a onça troy, ou mais de 3,2%. Os rendimentos das notas do Tesouro norte-americano a dez anos caíram 12 pontos base para 1,73%, indicando um fuga dos investidores para a segurança dos títulos públicos. O euro caiu 2%, enquanto o iene japonês caiu 3%.

A incerteza tomou conta de todo o mundo. O peso mexicano, que mais balançou dependendo das perspectivas para a votação presidencial, mergulhou. Na terça-feira, quando a candidata democrata Hillary Clinton mostrou força na votação antecipada, o peso subiu para altas de duas semanas. No entanto, ele caiu mais de 13,07% após a meia-noite, quando a CNN chamou uma série de estados para Trump, incluindo Ohio, Flórida, Iowa, Carolina do Norte e Utahano Kospi caiu 2,5% e o japonês Nikkei 225 caiu 5,1%. Os mercados australiano e neozelandês caíram por uma medida similar.

No Brasil

No Brasil o clima de incerteza com a vitória de Trump não é diferente. Embora o principal país de relações comerciais com o Brasil seja a China, os Estados Unidos em muito influencia no mundo, e não é diferente por aqui.

Os economista especulam que talvez a queda dos juros no país seja paralisada temporariamente, até que se entenda como será o governo de Trump. O vitorioso americano é uma incógnita para o mundo e traz muita insegurança.