Você Precisa Entender o IMA Antes de Investir

Você Precisa Entender o IMA Antes de Investir, pois muitos dos investimentos tem o IMA em sua composição. Ou em outras palavras Índice de Mercado ANBIMA. Ele é o indicador que acompanha o mercado de renda fixa. Simplificando, ele representa um conjunto de índices calculados diariamente. A base para cálculo é a carteira de títulos públicos disponíveis no mercado.

Sua composição pode ser realizada através dos subíndices do IMA que são determinados pelos indexadores aos quais os títulos são atrelados. Eles podem ser os abaixo. Aqui você pode acompanhar o resultado diário.

IRF-M (prefixados), IMA-B (indexados pelo IPCA), IMA-C (indexados pelo IGP-M), IMA-S (pós-fixados pela taxa Selic).
Eles são divulgados diariamente:IMA-Geral ex-C. A carteira que exclui títulos indexados ao IGP-M (NTN-C), isto porque não existe emissão de novos títulos. E ainda conta com baixa liquidez no segmento. IRF-M 1 e IRF-M 1+; IMA-B 5 e IMA-B 5+

O IMA B é utilizado como índice por vários Fundos de Investimento

O IMA-B é responsável pelos rendimento dos títulos Tesouro IPCA+. Esta carteira é formada por esses títulos públicos que acompanham a variação do índice oficial de inflação. Também conhecido como IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo), além de uma taxa de juros prefixada.

Os ativos atrelados à inflação oferecem rentabilidade real e além de proteger o poder de compra do seu dinheiro. Desta forma, os papéis indexados a índices como IPCA costumam ser recomendados para objetivos de longo prazo. Alguns exemplos são a aposentadoria, reserva para a educação da família entre outros.

No mercado, há vários fundos de renda fixa cujo objetivo é seguir as variações do IMA-B. Ele possui duas ramificações o IMA-B 5 e o IMA-B 5+. O primeiro inclui títulos indexados à inflação com prazo de até cinco anos. Já o segundo IMA-B 5+ tem títulos atrelados à inflação com prazo igual ou superior a cinco anos.

Portanto quando você estiver avaliando as opções de investimento para seu dinheiro entende a composição de cada um deles é importante. Isto pode ajudar a escolher a melhor opção avaliando as perspectivas econômicas e políticas para o período em questão