XP inc derrete 13% em Nova York por dúvidas contábeis

XP inc derrete 13% em Nova York por dúvidas contábeis
Imagem divulgação
Patrocinado

XP inc derrete 13% em Nova York por dúvidas contábeis. As ações da XP Inc (XP) fecharam em queda de mais de 13% em Nova York nesta sexta-feira, a 30,99 dólares, no menor valor desde o IPO da empresa em dezembro passado. Na mínima da sessão, chegaram a 30,24 dólares.

No entanto, nesta sexta-feira, 06, circulou entre profissionais do mercado financeiro anúncio de escritório de advocacia dos EUA. Citando um relatório sobre a XP que levantava questões sobre a precisão das divulgações contábeis da plataforma de investimentos.

Procurada pela Reuters, a XP Inc. afirmou que durante o processo recente de IPO passou pelo escrutínio de quatro escritórios de advocacia reconhecidos mundialmente e duas das maiores firmas de auditoria do mercado.

“Além disso, diversos investidores institucionais de classe mundial auditaram a XP de todas as formas possíveis, inclusive por meio de processo próprio de diligência legal e/ou contábil”, afirmou a XP na nota, na qual reforça “seu total compromisso de transparência com seus clientes e investidores

Em contrapartida, na nota, a XP Inc. disse que no mercado norte-americano é comum que “companhias abertas sejam acionadas por escritórios de advocacia que visam ingressar com ações coletivas (class action) para tentar buscar acordos financeiros”.

O escritório de advocacia Block & Leviton publicou anúncio para interessados em abrir processo contra a XP citando o relatório. Também o Rosen Law publicou anúncio similar.

O IPO da XP foi precificado a 27 dólares por papel em dezembro de 2019, com as ações disparando na estreia na Nasdaq e fechando o primeiro pregão a 34,46 dólares. Na máxima intradia desde então, chegaram a 43,52 dólares, alcançando um valor de mercado de mais de 100 bilhões de reais.