Patrocinado

O governador Romeu Zema (Novo) utilizou as redes sociais na noite deste domingo (4/2) para dizer que os estudantes da rede estadual de ensino não serão obrigados a se vacinar contra Covid 19 para poder frequentar as aulas. Zema já é governador do estado em seu segundo mandato e sempre respeitou a necessidade das demais vacinas do calendário e continua fazendo.

Porém a da Covid para crianças, muitos pais estão inseguros devido a inúmeras autoridades internacionais mostrarem efeitos colaterais. No caso de crianças, mesmos os estudos ainda são poucos.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

A declaração foi feita ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG).

“Aqui em Minas, todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas”, declarou Zema. Antes disso, Nikolas disse que o comunicado do governador estaria relacionado com a “liberdade” dos estudantes.

MAIS: Queda de vendas da vacina Covid derruba resultado da Pfizer

Petistas querem obrigar a vacinação infantil contra Covid

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG) acionou a Justiça após o anúncio. “Vergonha que o governo Zema nos fez passar ao fazer uma campanha contra a vacinação”, disse, também em vídeo postado nas redes sociais. “Já provoquei o Ministério Público e a Defensoria Pública porque precisam tomar providências. Não pode o chefe do Executivo estadual emitir posicionamento que tem repercussão negativa na campanha de vacinação no estado.” (VEJA VÍDEO NO FIM DA PAGINA)

VEJA: Contrato firmado pela Petrobras gera prejuízo de R$ 500 milhões afirma TCU

O que diz a lei

O Artigo 227 da Constituição e sua Emenda Constitucional número 65, de 13 de julho de 2010, citam: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

SAIBA: Arquidiocese de São Paulo decide apurar nova denúncia contra padre Lancellotti

Ou seja, toda criança tem o direito de frequentar a escola de acordo de acordo com a Constituição que é a regra máxima de um país.

MAIS: Governo Lula negligenciou combate a dengue em 2023 e casos são recorde. Minas Gerais decreta emergência

Contudo, o governo Lula até a publicação deste conteúdo não providenciou a vacina contra a dengue e nem mesmo campanhas de combate para a mesma em todo território nacional. Uma das primeiras veiculações do governo federal contra a dengue a população aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Federal, fez busca e apreensão na casa de Carlos Bolsonaro. A divulgação do governo federal sobre o tema no dia, foi tratada por muitos nas redes sociais como pejorativa a Carlos Bolsonaro no dia, conduto, órgãos do governo negaram.

AINDA: Fundos imobiliários tem momento de mudança e mais 5 já estão em liquidação

O fato é que o Brasil já registra recorde de casos de dengue sem que o governo federal de fato tome medidas para resolver a questão, algo que deveria ter sido feito no ano passado 2023 e teria evitado mortes e o estado de emergência no qual Minas Gerais, por exemplo se encontra.

Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), definido pela Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990,dispõe em seu artigo 14: “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.”

Sobre autoridades sanitárias no caso da obrigatoriedade da vacina da Covid, principalmente para crianças, as opiniões são bastante diversas.