Vale melhora presença na China e Petrobras com UEGA. A Petrobras anunciou o início da fase não vinculante referente à venda da totalidade de sua participação de 18,80% na sociedade UEG Araucária (UEGA), localizada no estado do Paraná.
Vale lembrar que a UEGA é resultado da sociedade entre três importantes empresas no cenário brasileiro. A Petrobras, 3ª maior empresa de energia do mundo, detém 18,80% de participação. Enquanto a Copel, Companhia Paranaense de Energia, detém 20,30% e a Copel Geração e Transmissão, detém os demais 60,90%.
Vale pode chegar a R$ 130 com upside superior a 60%
Contudo, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre a companhia em questão, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.
Entretanto, a Vale anunciou o início da construção do Projeto Zhongzhai Pré-blending, uma parceria entre a mineradora e as empresas chinesas Jiangsu Shagang e Ningbo Zhoushan Port.
No entanto, os minérios blendados serão fornecidos exclusivamente à Shagang após conclusão do projeto. A Vale tem o compromisso de fornecer parte das cargas blendadas, com produtos de alta qualidade como BRBF, e prestar assistência técnica nas atividades de blendagem.
Cemig acusa Vale de calote superior a R$ 700 milhões
O serviço de pré-blending envolve a utilização de silos para a mistura simultânea de diversos produtos de minério de ferro no porto, processo normalmente realizado nas siderúrgicas, antes da etapa de sinterização.
Por fim, o projeto, a ser construído pela Ningbo Zhoushan Port, é estimado para iniciar as operações no segundo semestre de 2023, e pretende desenvolver instalações de silo-blending para até oito minérios diferentes com capacidade de 15 Mtpa (milhões de toneladas por ano no Terminal de Minério de Zhongzhai, na província de Zhejiang, China.