Patrocinado

Balanços e cenário político que devem agitar o mercado. Os próximos dias prometem dar um relativo alívio para os investidores internacionais. Entretanto, se você investe na bolsa brasileira, vai precisar ficar atento à agenda dos próximos dias devido aos inúmeros fatos políticos e econômicos que estão previstos.

SAIBA: Agrishow movimenta R$ 13,2 bilhões em negócios

O ponto forte de todo o cronograma continua sendo a temporada de balanços do primeiro trimestre. Também compõe o cenário brasileiro a expectativa de aprovação de diversas propostas do governo enviadas ao Congresso.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

A equipe econômica deveria correr contra o tempo para aprovar tanto a nova âncora quanto dar celeridade ao debate sobre a reforma tributária. Entretanto, muitos dos políticos ligados ao governo tem sua agenda tomada com viagens, o próprio ministro da fazenda, Fernando Haddad, embarca para o Japão já na segunda, 8, sendo que tem participação em evento no país apenas no dia 12.

Ao mesmo tempo, o governo também enviou o projeto de lei (PL) sobre a valorização do salário mínimo para o Legislativo.

LEIA: Investidores deixam a América Latina e buscam economias menos socialistas

No congresso, Rodrigo Pacheco continua articulando de forma favorável aos interesses do governo Lula, atrasou ainda mais o início da CPMI dos atos de 8 de janeiro, e conseguiu confirmar a maioria de representantes do governo na comissão. As imagens divulgadas sobre o dia já dão forte indício de que muito será desvendado sobre prevaricação de agentes do governo diante dos acontecimentos da data.

Os gastos excessivos do governo com comitivas e viagens também estão em foco. Além do início da CPI do MST e do STF (Supremo Tribunal Federal), estar iniciando uma ofensiva para regular a internet. Isto após o governo para não ser derrotado, ter tirado o PL 2360 que instituía a censura no país da pauta de votação na Câmara dos Deputados.

LEIA: João Doria assume apoio a Lula após reunião de brasileiros em Portugal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), por sua vez, participará de um fórum de investimentos do grupo Lide em Nova York, na terça-feira (9). A Lide é da empresa de João Dória, ex-governador de São Paulo. Doria tem promovido eventos fora de Brasil desde o final de 2022, onde ele reúne os políticos brasileiros e também os ministros do STF, segundo eles para tratar do Brasil.

Ele deverá falar para 280 empresários, no Harvard Club. Essa é uma oportunidade para o presidente da Câmara apresentar as perspectivas políticas e econômicas do Brasil para investidores estrangeiros e fortalecer as relações comerciais do país.

VEJA: Lula reserva andar inteiro de Hotel em Londres

LEIA: Dólar cai 1% e fecha no menor valor em quase um mês. Entenda motivos

Dessa forma, os dados da próxima semana tomam o protagonismo dos próximos dias.

Na segunda-feira (08) ocorre a tradicional publicação do Boletim Focus semanal. Essa é a primeira coleta de expectativas do Banco Central após a decisão sobre a Selic, que manteve os juros básicos em 13,75% ao ano.

Mas é na terça-feira (09) que acontece a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Copom. É nela que reside a esperança dos investidores — e do governo — para encontrar sinais de uma queda nos juros brasileiros.

MAIS: Bilionário da Americanas Sicupira perde quase 90% de investimento em outra empresa

Já na quarta-feira (10), as atenções se voltam para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O dado ganha importância após o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) elevar os juros dos EUA para a faixa entre 5,0% e 5,25% ao ano.

Isso porque o Fed pode optar por uma manutenção — ou dar vislumbres de alívio — do aperto monetário por lá em caso de um controle maior da inflação, ainda que o CPI não seja o dado preferido do BC dos EUA para balizar a decisão de juros.

ENTENDA: Governo Lula faz ajuste na tabela de imposto de renda de R$15,60, mas esconde a verdade. Entenda

Ainda de olho no exterior, a quinta-feira (11) reserva os dados de atividade econômica do Reino Unido. Além disso, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) divulga a decisão de juros no mesmo dia, com direito a coletiva de imprensa de Andrew Bailey, presidente da autoridade monetária, após a divulgação.

SAIBA: Arthur Lira tem sua condenação por improbidade anulada pelo STJ

Por fim, os olhos dos investidores voltam para o Brasil com a divulgação do IPCA de abril. Na última leitura, o IPCA-15 (a prévia da inflação oficial) ficou em 0,57%, desacelerando em relação ao mês anterior.

Uma nova desaceleração do índice poderia corroborar com a tese de que o BC brasileiro deveria reduzir a taxa Selic, aumentando a pressão sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

LEIA: Estadão pede cassação de decisão de Moraes. Mesmo sendo beneficiado pelo PL das Fake News

Confira o calendário dos próximos dias completo abaixo. Os horários são de Brasília.

Segunda-feira (08)

HorárioPaís / RegiãoEvento
Todo o diaReino UnidoFeriado bancário
8h30BrasilPublicação do Boletim Focus semanal
10hBrasilDados da Anfavea de produção e venda de veículos em abril
12hEstados UnidosExpectativas de inflação ao consumidor
14hChinaReservas cambiais em dólar

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: BTG Pactual, Caixa Seguridade, Inter e Itaú Unibanco (antes da abertura); Alliança (ex-Alliar), Braskem, CBA, Dasa, Direcional Engenharia, GetNinjas, Grupo SBF (Centauro), Iochpe Maxion, Natura &Co, Pague Menos, Sinqia, Technos, TIM Brasil, Totvs e Unicasa (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Sem balanços programados

Terça-feira (09)

HorárioPaís / RegiãoEvento
00hChinaBalança comercial de abril
8hBrasilAta do Copom
13h05Estados UnidosDiscurso de John Williams (Fed NY)

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Banco ABC Brasil (antes da abertura); Armac, BrasilAgro (3T23), Camil (4T22), CSU Digital (ex-CSU Cardsystem), Cury, CVC Brasil, EcoRodovias, Enjoei, Eternit, Fras-Le, Infracommerce, Méliuz, Minerva, Telefônica Brasil / Vivo, Valid, VTEX e YDUQS (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Nintendo (sem horário confirmado)

Quarta-feira (10)

HorárioPaís / RegiãoEvento
9hBrasilProdução produção industrial de março
9h30Estados UnidosInflação ao consumidor (CPI) em abril
11h30Estados UNidosEstoques de petróleo bruto na semana
14hEstados UnidosLeilão dos títulos americanos (Treasuries) de 10 anos
15hEstados UnidosBalanço orçamentário federal em abril
22h30ChinaInflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) em abril

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Allied Tecnologia, Alupar, Banco Pine, Bemobi, Boa Vista, Brisanet, Copel, D1000, Dexxos Par, Dimed/Panvel, Enauta, Equatorial Energia, Estapar, Grupo Mateus, Guararapes-Riachuelo, Lavvi Empreendimentos, Log-In Logística, Mahle-Metal Leve, Odontoprev, Profarma, Qualicorp, Randon, Rossi Residencial, São Carlos, T4F (Time for Fun), TC, Tronox, Tupy, Unifique e Wilson Sons (após o fechamento)

*Balanços no exterior: Walt Disney (após o fechamento)

Quinta-feira (11)

HorárioPaís / RegiãoEvento
3hReino UnidoInvestimento das empresas no trimestre
3hReino UnidoPIB de abril
3hReino UnidoProdução industrial em abril
8hEstados UnidosRelatório mensal da Opep
8hReino UnidoDecisão de juros do Bank of England (BoE)
8h30Reino UnidoPronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE)
9h30Estados UnidosInflação ao produtor (PPI, em inglês) em abril

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Boa Safra, Dotz e SmartFit (antes da abertura); Aeris Energy, Agrogalaxy, Alper Seguros, B3, Banco BMG, Banrisul, Biomm, BR Partners, C&A Brasil, Cogna Educação, CPFL Energia, Cyrela, Energisa, Eucatex, EZTec Empreendimentos, Ferbasa, Grendene, Helbor Empreendimentos, Hidrovias do Brasil, IMC, JBS, Light, Locaweb, Mitre Realty, Mobly, Moura Dubeux, MRV Engenharia, Nexpe, Oceanpact, Ourofino Saúde Animal, Petrobras, Plano & Plano, Porto (ex-Porto Seguro), Positivo Tecnologia, Priner Serviços Industriais, RNI Negócios Imobiliários, Sabesp, Sanepar, Santos Brasil, SYN Prop&Tech, Tecnisa, Terra Santa Agro, Track&Field, Trisul, Triunfo, Unipar Carbocloro, Vasta Educação, Vinci Partners, Vitru Educação, Vittia Fertilizantes, Viveo, Viver, WDC Networks, Wiz e ZAMP (ex-BK Brasil)

Sexta-feira (12)

HorárioPaís / RegiãoEvento
3hReino UnidoBalança comercial de março
9hBrasilIPCA de abril
11hEstados UnidosLeitura final da confiança do consumidor de Michigan

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Bradespar e Portobello (antes da abertura); Celesc, Grazziotin, M Dias Branco, OSX, Paranapanema, PDG Realty, PetroRecôncavo, Pomifrutas, Raízen (4T 22/23), Renova Energia, Veste (ex-Restoque) e Vibra Energia (após o fechamento).

*Balanços no exterior: Sem balanços programados