AGU quer censurar post que mostra apreensão de drogas empacotadas com a foto de Lula. A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu encaminhar, ainda na quinta-feira (14), uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
O objetivo é pedir a remoção imediata de um post do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que mostra a apreensão de drogas que estavam embaladas com adesivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Faz o L”.
LEIA: Lula pode indicar Dino ao STF para aliviar tensões, publica Estadão
– A notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente, e adverte que, em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta – diz a nota da AGU.
As imagens foram publicadas por Derrite na quarta-feira (13). Os entorpecentes exibidos na plataforma X (antigo Twitter) foram apreendidos pela Polícia Militar (PM), no interior do estado de São Paulo.
– Um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso – escreveu Derrite, na plataforma X (antigo Twitter) e também instagram.
A publicação irritou petistas como o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), que protestou e pediu “compostura”.
MAIS: ‘Toffoli e AGU criaram uma bagunça institucional’, afirma Estadão
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, usa suas redes sociais para publicar as operações e apreensões feitas por sua equipe. Esta apreensão de drogas com o rosto de Lula é apenas um das diversas apreensões que estão lá registradas.
A informação foi divulgada pelo Metrópole.