Patrocinado

Ata do Fed, balanços corporativos, incluindo Nvidia, Walmart, Nubank (ROXO34) Vale, B3 e Americanas (AMER3) devem ganhar a atenção dos investidores na próxima semana. A agenda contempla ainda dados de atividade no Brasil, juros na China e inflação na Europa.

No Brasil, destaque para IBC-Br e receita tributária. A semana inicia com a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). A estimativa consensual é de que o IBC-Br de dezembro, considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), tenha variação positiva de 0,4%. Em novembro, o indicador teve alta de 0,1%.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

A expectativa do Inter é de que a atividade econômica brasileira tenha subido 0,36% no mês de dezembro, com crescimento da indústria acima do esperado, bens duráveis em destaque, varejo surpreendente e serviços abaixo do previsto. “Uma maior volatilidade observada nessa época do ano já era esperada devido à sazonalidade inerente ao período”, aponta o Inter.

O Banco Central divulga o Boletim Focus na terça, porém os funcionários do Banco anunciaram greve. Enquanto a receita tributária federal será relevada na sexta. A expectativa para arrecadação do governo em janeiro está em crescimento real em torno de 6%, após autoridades da equipe econômica afirmarem que dados são positivos. Ainda assim, o sentimento geral do mercado é de cautela quanto à arrecadação ao longo do ano, considerando sua importância para o atingimento do déficit zero, acreditam analistas.

MAIS: Gasto com servidor público sob Lula tiveram alta de R$10 bilhões. Sob Bolsonaro a queda foi de 10%

No mercado externo, destaque para ata do Fed

A China divulga sua taxa preferencial de empréstimo na segunda, enquanto o Japão indica sua balança comercial na terça. O destaque, no entanto, fica por conta da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve na quarta.

As condições macroeconômicas subjacentes mudaram drasticamente desde a reunião, com uma subida perigosa nos indicadores de inflação ao consumidor e ao produtor, juntamente com dados particularmente decepcionantes sobre a atividade do consumidor, como demonstrou o relatório de vendas no varejo”.

LEIA: Autoridades russas se recusam a liberar corpo de opositor de Putin morto na prisão

Segundo Monteiro, dada a disparidade entre os indicadores de então e de agora, o mercado tende a ler a ata “com uma pitada de sal”, e pode afetar a precificação sobre os cortes nas taxas de juros. “Se compreendermos que os responsáveis ​​do Fed já estavam minimizando a necessidade de cortes nas taxas neste semestre, podemos provavelmente descartar totalmente a possibilidade agora, caso os comentários sejam moderadamente agressivos – que é o que esperamos”.

SAIBA: Lula chamou família Mantovani de “animais selvagens”, STF e Dino são autoritários travestidos de paladinos da democracia, afirma Estadão

Atenção ainda para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) europeu na quinta. A expectativa é de uma retração mensal de 0,4% no índice cheio em janeiro, após uma alta de 0,2% no mês anterior. Desta forma, o dado anual cairia de 2,9% para 2,8%.

A semana ainda será de indicadores dos PMIs no Japão na quarta, Zona do Euro, Grã-Bretanha e Estados Unidos na quinta.

LEIA: Mercado imobiliário começa sofrer com retirada de dinheiro da poupança

Temporada de balanços

Na temporada de balanços brasileira, divulgam dados financeiros na segunda Carrefour (CRFB3) e Americanas.

Na terça-feira, Três Tentos Agroindustrial (TTEN3), Gerdau (GGBR4), Telefônica Brasil SA (BVMF:VIVT3), Metalúrgica Gerdau SA (GOAU4), Iguatemi (IGTA3) e CTEEP (BVMF:TRPL4).

Na quarta, Aeris (AERI3), Weg (WEGE3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Sendas Distribuidora SA (Assaí) (ASAI3).

Na quinta, Vale (VALE3), Caixa Seguridade (CXSE3) e B3 SA Brasil Bolsa Balcão B3SA3).

Na sexta, Irani (RANI3) e M. Dias Branco (MDIA3).

A temporada americana conta com balanços de Walmart (NYSE:WMT) na terça, NVIDIA Corporation (NASDAQ:NVDA) na quarta, WarnerBros Discovery (NASDAQ:WBD) e Nu Holdings (Nubank) (NU) na quinta.