Patrocinado

A Alfândega de Proteção de Fronteiras de Orlando nos Estados Unidos não tem registros de que o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, entrou no país pela Flórida em 30 de dezembro de 2022, como diz a acusação inicial que ensejou a ordem de prisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

AINDA: Após Musk elogiar fala de Nikolas, Fux abre inquérito contra o mesmo. Constitucionalista afirma “é censura”

A informação é do Poder360 que teve acesso a e-mails em que a Alfândega diz que o último registro de desembarque de Filipe nos EUA foi em 20 de setembro de 2022, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. Ocasião em que o ex-assessor acompanhou Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Empresário internacional afirma que funcionários do X no Brasil estão sob ameaça de prisão e Moraes é um “ditador brutal”

Filipe foi preso no dia 8 de fevereiro de 2024 durante a deflagração da Operação Tempus Veritatis, que mirou o ex-presidente e aliados.

A ação investiga a suposta vinculação deles aos atos de 8 de janeiro de 2023 e a uma possível tentativa de golpe de Estado. Ao todo, quatro pessoas tiveram prisão preventiva decretada: o ex-assessor e três militares.

SAIBA: Presidente do Conselho de Administração da Petrobras é afastado do cargo


No caso do ex-assessor, o motivo que embasou a prisão foi o fato de seu nome constar na lista de passageiros que viajaram a bordo do avião presidencial com Bolsonaro dia 30 de dezembro de 2022 rumo a Orlando, nos Estados Unidos, sem registros formais da saída ou entrada no controle migratório do Brasil.

LEIA: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil

A defesa de Filipe já comprovou, mediante confirmação de companhia aérea, que ele não viajou com a comitiva de Bolsonaro para Orlando, mas ficou no Brasil e foi para Curitiba (PR), o que contraria a tese da Polícia Federal (PF) de que o ex-assessor havia planejado uma fuga.

Filipe foi preso no apartamento de sua noiva em Ponta Grossa (PR).

No relatório, a PF insiste na tese de fuga ao registrar como supostas evidências o fato de terem sido encontrados poucos pertences no apartamento e de o município paranaense está situado “a cerca de 461 quilômetros de distância da cidade de Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, e 551 quilômetros até a cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai”.

MAIS: Após a censura no Brasil virar assunto mundial OAB diz que acionará Congresso contra decisão de Moraes

Apesar da defesa já ter contraditado à acusação, Filipe permanece preso por uma viagem que não aconteceu e pelo suposto planejamento de um crime que não cometeu.

SAIBA: Após a censura no Brasil virar assunto mundial OAB diz que acionará Congresso contra decisão de Moraes

Por ordem de Moraes, depois de preso, Filipe foi levado para o Complexo Médico Penal (CMA), em Pinhais, no Paraná. Na unidade prisional — que ficou conhecida por receber presos da Lava Jato —, Filipe tem relatado dificuldades em relação à água e alimentação disponíveis.

O entorno do ex-assessor tem relatado pressão por delação. De acordo com a defesa, Filipe teria dito que “não haverá delação porque não há o que delatar”.