Patrocinado

Após diversas ameaças de ações de invasão ligadas ao Abril Vermelho na Bahia, cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram uma área pública no municípios de Itabela, no sul da Bahia. A área pertence à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

SAIBA: Empresário internacional afirma que funcionários do X no Brasil estão sob ameaça de prisão e Moraes é um “ditador brutal”

O MST alega que a área é “improdutiva” e que a invasão faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, também conhecida como Abril Vermelho. “O MST reivindica a área para fins de Reforma Agrária e defende a Reforma Agrária Popular como um projeto de agricultura sustentável para produzir alimentos a todo o povo brasileiro do campo e da cidade e assim combater a fome, em contraposição ao agronegócio, que usa trabalho escravo e concentra a terra, espalhando mais miséria e destruição no campo”, diz a nota publicada pelo movimento.

SAIBA: Antônio Palocci que denunciou o “pacto de sangue” de Lula com a Odebrecht tem bens devolvidos pela justiça referente a Lava Jato

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Brasil cai no índice de liberdade econômica em 2023 e fica abaixo até da Nicarágua

Ações do Abril Vermelho do MST são justificadas por atrasos de Lula


Com o início do Abril Vermelho, mês que é marcado historicamente por uma série de ações do MST, o governo prometeu que lançaria o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “prateleira de terras” para tentar frear as invasões de terras. A prateleira de terras consiste no mapeamento de áreas improdutivas ou devolutas da União que poderiam ser encaminhadas para atender a demandas do MST.

LEIA: Moraes ignora Congresso e vai chefiar controle das informações nas redes sociais

No entanto, a invasão na Bahia ocorreu no dia seguinte ao anúncio de que o governo adiara o lançamento. Além da invasão, integrantes do MST da Bahia também realizarão uma marcha que deve partir de Feira de Santana nesta terça-feira (9) e seguirá até Salvador até 17 de abril. A caminhada por 110 km, é feita por cerca de 3 mil sem terras, de acordo com as informações publicadas pelo MST.

As ações ocorrem em um contexto em que o movimento dá sinais de insatisfação com o governo Lula. Militantes têm se queixado da demora do governo em destinar terras para criação de assentamentos.

AINDA: Nubank para de oferecer opções e deixa investidor posicionado na plataforma sem aviso