Patrocinado
Início Commodities Argentina tenta conter inflação com congelamento de preço do petróleo

Argentina tenta conter inflação com congelamento de preço do petróleo

Argentina tenta conter inflação com congelamento de preço do petróleo. A expectativa em torno das próximas eleições e as – fortes – variações do câmbio fazem com que o índice de ações da Bolsa argentina, o Merval, acumule ganhos de mais de 100% apenas nesse ano.

Se você achou que o desempenho em moeda local se deve apenas à desvalorização do peso, enganou-se. Mesmo considerando a performance em dólar, a alta é expressiva: 43% em 2023, até esta segunda-feira (19), a maior entre os principais índices de ações mundo.

SAIBA: Assessor da base de Lula orienta advogados de hacker na CPMI

Entre as bolsas do continente americano, o Merval é seguido pelo Nasdaq, índice dos Estados Unidos que reúne principalmente ações do setor de tecnologia, que sobe perto de 31% no ano. No restante do mundo, o único índice que se aproxima do argentino é o FTSE/Athex Large Cap, da bolsa grega, que sobe pouco mais de 39%, segundo dados da plataforma Eikon.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Compra de combustível russo é recorde no Brasil

O Ibovespa, na mesma comparação, em dólar, avança um pouco menos de 20% em 2023.

O Merval é composto por 23 ações, sendo que as principais são da petrolífera YPF, da Pampa Energia, da Mirgor e da Loma Negra. O setor financeiro, com BBVA e Galícia, também tem um peso importante.

O desempenho do índice, no entanto, não significa seja boa ideia tentar surfar a onda dos “hermanos”, que enfrentam uma série de problemas econômicos e uma inflação descontrolada.

MAIS: Brasil busca estreitar relações com a ditadura cubana

O país tem uma inflação que está em 114% quando anualizada. Para tentar conter essa escalada, o Banco Central da Argentina elevou os juros para 97% ao ano. Além disso, a insegurança e falta de reservas pressiona a cotação do dólar. E são vários os preços para a moeda americana: tem a cotação oficial, o dólar blue, o dólar turismo, o dólar tarjeta, entre outros.

LEIA: Churrascarias Fogo de Chão é negociada por valor superior a US$ 1 bilhão

Com tantos desafios, qual o motivo que leva os investidores a apostarem nas empresas argentinas?

“O Merval sobe com a expectativa de que nas próximas eleições tenha fim o ‘kirchnerismo’. Mas também, após as eleições, dado a situação de desastre econômico que o próximo governo irá receber, o Merval não deve continuar subindo”, avalia Bernardo Mariano, sócio da empresa de pesquisas ERDesk.

SAIBA: Veja e O Globo mentiram sobre suposta delação de Mauro Cid, afirma advogado

O “kirchnerismo” está ligado ao falecido Néstor Kirchner, presidente da Argentina de 2003 a 2007, e de sua esposa, Cristina Fernández de Kirchner, presidente entre 2007 a 2015 e atual vice-presidente do país. É também considerado uma das correntes do peronismo, que defende uma política de maior proteção social.

AINDA: Investidor estrangeiro foge da Bolsa brasileira. Saque superior a R$ 7 bilhões

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile