O jogo entre Bélgica e Suécia, relativo à fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 foi interrompido ao intervalo devido a um ataque terrorista ocorrido nas ruas de Bruxelas.
De acordo com a imprensa belga, o autor do ataque disparou sobre várias pessoas, vitimando dois cidadãos suecos e outro está em estado grave, além de vários feridos. Os acontecimentos levaram a um reforço da segurança no Estádio Rei Balduíno em Bruxelas, onde a partida se desenrolava.
Relatos no local afirma que o autor do ataque assumiu pertencer ao Estado Islâmico, tendo ainda gritado ‘Allahu Akba’ (Deus é grande) durante os disparos. O terrorista fugiu de moto, não se sabendo ainda do seu paradeiro.
Na sequência de tiros disparados não muito longe da Place Sainctelette, no centro da cidade. Nas imagens feitas por um morador, é possível ver um homem com jaqueta laranja fluorescente e capacete branco, arma na mão, subindo em uma scooter e fugindo.
SAIBA: Na ONU Brasil tentou manobra a ‘favor de terroristas do Hamas’
Ele teria atirado em um saguão – antes de atirar em mais duas pessoas em um táxi. Uma postagem do terrorista em sua rede social há mais de uma hora atrás com uma foto escreveu. “Está no livro do Alcorão, almas e sangue serão sacrificados.”
Além disso, tem um video dele que diz o seguinte; “Em nome de Allah, que Sua paz e misericórdia estejam com o Profeta. -Graças a Allah, Abdesalam, sou um Mujahid (jihadista) do Estado Islâmico, goste ou não. Vivemos pela nossa religião e morremos por esta mesma religião. Graças a Allah, o irmão Abdesalam vingou os muçulmanos; Eu matei 3 suecos agora há pouco. Graças a Allah…” Em nome de “Allah akbar” mais inocentes civis morreram no Ocidente.
Após ter conhecimento destes ataques, a seleção sueca admitiu não retomar a partida diante da Bélgica.
Entretanto o nível de alerta terrorista na capital belga está no máximo e algumas estações de metro já foram encerradas.
AINDA: Acusados de agressão à Moraes pedem ajuda da OAB para acessar imagens de aeroporto