Patrocinado

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conhecida popularmente como bancada ruralista, conquistou mais uma vitória para o setor nesta semana.

Através de um acordo e de uma emenda apresentada pelo deputado Sérgio Souza (MDB-PR), na Lei de Diretriz Orçamentária, a FPA garantiu que os recursos destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) não poderão ser suprimidos em 2024.

VEJA: Governo Lula sofre revés e tem 9 vetos derrubados no Congresso. Perda de arrecadação superior a R$ 18 bilhões

Isso quer dizer que todo valor que for destinado para o seguro rural será gasto exclusivamente para este fim e não poderá ser usado para outras despesas pelo Governo Federal.

O deputado Sérgio Souza comemorou a conquista e lembrou da importância do seguro para os produtores. “Essa é uma vitória não só para o setor, mas também um grande ganho para o produtor rural que vive um dos piores momentos de intempéries climáticas com o granizo, excesso de chuvas e perdas constantes da safra.”

LEIA: Cassação de mandato de Sérgio Moro é endossada pelo Ministério Público

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Mondelez Brasil troca CEO que faz parte do Conselhão de Lula

Valor destinado ao seguro rural
O valor que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024 é de R$ 1,060 bilhão. O não contingenciamento se justifica pelo fato de que a agricultura brasileira vem sendo muito prejudicada pelos fenômenos climáticos, como La Niña (que provocou secas na região Sul do país no último ciclo) e o El Niño (que provoca seca no Centro-Oeste e excesso de chuvas no Sul do país na safra atual).

MAIS: “Conseguimos no STF um ministro comunista”, afirma Lula

Outro ponto importante é que, por conta das dificuldades orçamentárias e do aumento dos custos de produção, a área segurada caiu de 13,7 milhões de hectares em 2021 para 6,2 milhões de hectares neste ano, ou seja, uma redução de 54%.

Assim, para a bancada ruralista, é imprescindível assegurar a não limitação de empenho para as despesas de subvenção ao seguro rural em 2024.