Cadastro Positivo de Condutores do governo deve beneficiar motoristas e empresas

Cadastro Positivo de Condutores do governo deve beneficiar motoristas e empresas
Patrocinado

Cadastro Positivo de Condutores do governo deve beneficiar motoristas e empresas. As inscrições no cadastro positivo começaram em 22 de setembro, e o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC, nome oficial do serviço) foi ativado na quinta-feira (13). Desde então, empresas já podem conceder vantagens aos bons motoristas.

LEIA TAMBÉM: Alimentos mais baratos no supermercado, queda de 10%

Desta forma, o governo federal explicou que a iniciativa vai premiar quem cumpre a legislação de trânsito e que, entre os possíveis benefícios, estão descontos e isenção de taxas, além de condições especiais na locação de veículos, na contratação de seguros e em tarifas de pedágio e estacionamento.

SAIBA MAIS: Preferência por Eletrobras é apontada por analista

E assim, um milhão e meio de motoristas não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e já podem se beneficiar do cadastro positivo de condutores, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em entrevista ao programa A Voz do Brasil na sexta-feira (14).

Para participar do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o condutor precisa se cadastrar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O governo diz que 46 milhões dos 73 milhões de condutores brasileiros já têm a CDT.

VEJA AINDA: Semana de balanços e indicadores internacionais devem movimentar o mercado

“Nós vínhamos até 2018 com formato de multa, uma indústria da multa muito forte”, afirmou o ministro na sexta. “Para que o cidadão andasse na linha, andasse na legislação, você multava com muito rigor. A gente tem buscado mudar isso, trazer um incentivo através da educação”.

Quando o cadastro positivo de condutores foi lançado, no mês passado, o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, disse que a iniciativa era “uma medida revolucionária, já que ultrapassa as campanhas de fiscalização e respeito à legislação, quando estas já não são suficientes”.

SAIBA TAMBÉM: CVM investiga insider trading de Luiz Barsi

Empresas interessadas em participar do programa, podem manifestar interesse à Senatran por meio de um formulário on-line.

Contudo, a Senatran afirmou que, devido à legislação eleitoral, os benefícios que serão oferecidos por entidades e órgãos públicos serão divulgados só depois das eleições (o segundo turno está marcado para o dia 30).

Entre as empresas que se cadastraram para oferecer benefícios estão:

Zona Azul Brasil Serviços Administrativos Eireli
Gringo – O Melhor Amigo do Motorista LTDA
English Fluency Online
Coqueiro Materiais para Construção
Zapay Serviços de Pagamentos S.A.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada