Comissão Europeia quer bloquear mineração cripto

Criptomoedas terão identificadores digitais para controle
Patrocinado

Comissão Europeia quer bloquear mineração cripto. “Os membros da União Europeia (UE) precisam estar preparados para bloquear a mineração de criptomoedas caso o sistema elétrico do bloco fique sobrecarregado. Além de aumento no preço de energia, escassez e apagões.

SAIBA MAIS: Quant tem alta superior a 400% e está entre as principais criptos

Foi isso que escreveu a Comissão Europeia, braço executivo da UE responsável pela introdução de novas legislações, em um documento publicado.

Isto porque os membros do bloco estão preocupados com o início do inverno, período em que há mais gasto de energia, e com a interrupção do fornecimento de gás da Rússia.

VEJA AINDA: Cadastro Positivo de Condutores do governo deve beneficiar motoristas e empresas

“Caso haja necessidade de redução de carga nos sistemas elétricos, os estados-membros [da UE] também devem estar prontos para interromper a mineração de criptoativos”, disse a entidade.

E assim, a redução de carga ocorre quando as empresas de energia deliberadamente desligam o fornecimento de um determinado conjunto de usuários para evitar a queda de toda a rede.

EDUCAÇÃO CRIPTO: Entenda o que é o mercado futuro de Bitcoin

Contudo, as autoridades da UE miraram no modelo de prova de trabalho, que é usado no processo de mineração do Bitcoin (BTC). Os legisladores da UE chegaram perto de alterar as leis sobre criptomoedas para impor algo que foi visto pelo mercado como uma proibição do Bitcoin.

LEIA AINDA: Ações europeias caem em meio a alta de juros e guerra. No Brasil projeção de mais queda da inflação

Contudo, nos próximos meses e anos, a Comissão pretende tomar várias medidas para impulsionar os serviços de energia digital, garantindo um setor de TIC (sigla em inglês para tecnologias de informação e comunicação) com eficiência energética, incluindo… um rótulo de eficiência energética para blockchains”, acrescentou a comissão.

SAIBA TAMBÉM: Apple tem condenação superior a R$ 100 milhões e deve dar carregadores

No longo prazo, “também é crucial acabar com os incentivos e outras medidas fiscais que beneficiam os mineradores de criptomoedas atualmente em vigor em certos estados-membros”, citou a comissão.

O consumo de energia do setor cripto aumentou 900% em cinco anos, atingindo cerca de 0,4% do uso mundial de eletricidade, disse a comissão, prometendo outro relatório sobre o assunto até 2025 com possíveis outras medidas adicionais para reduzir o uso de energia desse mercado.

A Europa representa 10% da mineração global de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW), acrescentou.