Prefeituras podem oferecer transporte gratuito no segundo turno

prefeituras barroso CONTINUA A IRONIZAR UMA IMENSA
Patrocinado

Prefeituras podem oferecer transporte gratuito no segundo turno. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira, 18, que prefeitos e empresas concessionárias de transportes públicos ofereçam de maneira voluntária a gratuidade na mobilidade urbana no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições gerais.

SAIBA MAIS: Moraes tenta intimidar Ministério da Defesa

E ainda, o magistrado ressaltou que os envolvidos deverão realizar a ação sem qualquer discriminação política para que a garantia constitucional do direito ao voto seja exercida e não incorra em crime de improbidade ou possíveis punições eleitorais.

Contudo, o entendimento de Barroso ocorre após um pedido realizado pelo partido Rede Sustentabilidade, que questionou a viabilidade da medida. O membro da Suprema Corte rejeitou a solicitação de obrigatoriedade de concessão da gratuidade do serviço de transporte público.

LEIA AINDA: Raízen compra Payly da Cosan e lança unidade de serviços financeiros

No entanto, ratificou que os serviços deverão ocorrer em níveis normais para que os gestores não sejam enquadrados no crime de responsabilidade. Cidades que já optaram por fornecer o transporte gratuito em domingos ou dias de eleição, porém, não poderão interromper a medida no dia 30.

VEJA TAMBÉM: Cadastro Positivo de Condutores do governo deve beneficiar motoristas e empresas