Como começar uma empresa-Startup

Patrocinado

Como começar uma empresa Startup. Como já se sabe, tudo que vale a pena não é fácil. Para começar uma empresa o trabalho é duro além de demandar muita dedicação. Então como começar em empresa Startup? Vamos aqui tratar de alguns passos importantes deste processo.

 Criar um quadro de Visão do Produtou/Serviço

Este quadro é divido em 5 áreas e deve ser preenchido de acordo com as hipóteses iniciais que o empreendedor definir para o negócio são elas?

Público-Alvo: segmento de mercado, quem o produto/serviço beneficia? Quem são os clientes e usuários?

Necessidades: A proposta de valor, soluções que oferece e benefícios que cria para os clientes e usuários. Deixar claro porque as pessoas querem usar e comprar o produto ou serviço.

Visão: resumo da intenção e motivação que o empreendedor tem para o produto/serviço.

Produto: resumo das top  5 funcionalidades que destacam o produto/serviço e são críticas para o sucesso. Se estão relacionadas a proposta de valor e resolvem as necessidades identificadas. Não é necessário listar várias funcionalidades.

Valor: valor interno para a startup, porque ela tem interesse em investir no produto, o que ela espera de retorno. Especificar os ganhos esperados para o negócio (ex.: aumentar receita, entrar em novo mercado, reduzir custos, desenvolver a marca, adquirir conhecimentos, etc). Através de pesquisa de rua os itens acima devem ser validados e avaliados.

Criar modelo de negócios

Uma boa forma de fazer isso é usar o Canvas. O Canvas é uma ferramenta para construção de modelos de negócio. Une em apenas uma folha, os principais aspectos de um negócio. Criado por Alex Osterwalder e popularizado no livro Business Model Generation (leitura obrigatória para empreendedores que querem começar uma startup).

Ele é um resumo de hipóteses sobre várias áreas do negócio, neste momento já temos novas hipóteses para serem validadas junto aos clientes e usuários.O foco aqui é validar o encaixe da sua solução no mercado, ou seja, verificar se os clientes realmente precisam da solução oferecida.

Tornar válida a solução

Hora de voltar às ruas e entender se seus possíveis clientes aceitam utilizar a solução proposta conforme ela foi desenhada ou se a solução precisa de ajustes para que eles usem ou comprem. Pode ser que a solução ainda não exista.

Muitas vezes a solução proposta se trata de um site ou aplicativo, algo que nesta etapa ainda não foi construído (e nem deve ser!). Para poupar esforços, agilizar o processo e evitar desperdício de recursos financeiros.Você deve entender se as pessoas comprariam ou usariam seu produto/serviço antes mesmo que ele esteja concluído.

Para fazer isso você deve oferecer sua solução fazendo de forma “manual” (ou utilizando tecnologias já existentes) o que seu site ou aplicativo faria de forma “automática”. Isso é chamado de MVP Concierge.

Sugestões para essa etapa: Por exemplo se quer criar um aplicativo no estilo de marketplace pode criar um grupo no facebook para validar sua solução;
Se a idéia é criar uma solução para permitir que mulheres encontrem cabeleireiros pode fazer uma lista com o nome de alguns profissionais e oferecer para mulheres que se encaixem no seu público por telefone, pelo facebook ou através de uma fan page;
Se sua startup vai oferecer algum serviço você pode começar a fazer isso pessoalmente ou através de uma simples landing page.

O ideal é começar a faturar nesta etapa fazendo com que os clientes comecem a pagar mesmo que a solução não esteja completa. Isso é possível porque o foco nesse momento é encontrar os early-adopters (adotantes iniciais). Esse tipo de cliente costuma pagar por uma solução mesmo que ela ainda seja, de certo modo, incompleta, pois ele acredita na proposta de valor e aposta que essa solução é tão boa para sua necessidade que já vale a pena pagar por ela.

Conhecer o Cliente

E fundamental conhecer seus clientes, entendê-los, suas necessidades, problemas e expectativas. Na construção do Canvas foi definido o segmento de clientes, ou seja, seu público-alvo. No entanto,é necessário definir muitos outros detalhes a respeito desses clientes. Nesta etapa você deve definir em mais detalhes quem é o cliente, sua idade, preferências pessoais e profissionais. Seus hábitos, o que ele faz durante o dia e nos finais de semana, se ele trabalha ou não, como ele gasta seu tempo e quais são os objetivos e expectativas dele com a solução oferecida.

Todos esses detalhes ajudam a entender melhor seus clientes e usuários e isso possibilita ajustar a solução e descobrir novas funcionalidades ou descartar funcionalidades que haviam sido planejadas.

O Mínimo Produto/Serviço Viável

O objetivo do MVP é automatizar o trabalho e aumentar a escala de clientes ou usuários atendidos, afinal o objetivo é que a startup já esteja “funcionando” e faturando, mesmo que em uma escala reduzida e de forma manual. Assim o empreendedor deve definir o pacote mínimo de recursos que o MVP deve conter, priorizando entre 3 e 5 funcionalidades mais urgentes, conforme o feedback dos clientes e usuários.

Seguindo estes passos acima você evita que seja construído um MVP ou funcionalidades sem utilidade para os clientes e usuários. O que gera enorme economia de tempo e de dinheiro para o empreendedor.

Precisa de ajuda neste processo? Inscreva-se em nosso clube de membros. Através do clube de membros oferecemos suporte em níveis diferenciados dependendo da necessidade de cada um.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada