Patrocinado

Após o primeiro corte na taxa básica de juros (Selic), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central ressaltou que a inflação continua como um impeditivo para quedas mais aceleradas.

Segundo o comitê, em seus cenários para a inflação, “permanecem fatores de risco em ambas as direções”. A primeira reunião de 2024 o Banco Central decidiu executar mais um corte nos juros. A redução foi de 0,5 ponto percentual. Com isso, o patamar do indicador passou de 11,75% ao ano, para 11,25%.

VEJA: Moraes determinou avanço da PF sobre Carlos Bolsonaro com base em print que não é prova

cesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Lula ressuscitou ideias da trevosa era petistas e flerta com desastre, afirma Estadão

Essa é a quinta queda consecutiva, desde que o ciclo de redução teve início, em agosto de 2023. A decisão foi unânime.

A decisão foi divulgada pela autarquia pouco após o fechamento dos mercados no início da noite esta quarta-feira, 31.

Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se uma maior persistência das pressões inflacionárias globais; e uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado.

Os riscos de uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada também está no radar do Copom. Além dos impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado.

LEIA: PF pede ao STF quebra de sigilo de Janones. Primeiro movimento fora da oposição ao governo

“O Comitê avalia que a conjuntura, em particular devido ao cenário internacional, segue incerta e exige cautela na condução da política monetária”, salientou.

A tendência, segundo o Banco Central, são novos cortes de 0,50 ponto percentual nos juros básicos do país nas próximas reuniões do Copom.

Ao menos mais duas vezes, a Selic cairá meio ponto, indica o comunicado do Banco Central. Na reunião agendada para 8 de maio, provavelmente, a taxa básica chegará aos 10,75%.

SAIBA: Brasil anuncia que Petrobras vai retomar construção de fábrica de fertilizante com Bolívia

O Copom alertou que o ambiente externo segue volátil, marcado pelo debate sobre o início da flexibilização de política monetária nas principais economias e por sinais de queda dos núcleos de inflação, que ainda permanecem em níveis elevados em diversos países.

“Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, destacou.

Na última reunião de 2023, em dezembro, o Copom cortou a taxa básica de juros de 12,25% para 11,75%, sempre em termos anuais. O ciclo de aperto monetário do Banco Central começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022, após 12 altas seguidas.

Antes do início do arrocho, a taxa estava congelada em 2%, menor patamar, desde agosto de 2020.

VEJA: Dívida pública federal sobe 10% em 2023 e atinge R$ 6,5 trilhões