Criptomoedas serão distribuídas como forma de gerar renda. A impactMarket tem como foco a criação de uma Renda Básica Universal (UBI, na sigla em inglês). O programa foi lançado em 2020 e utiliza a stablecoin Celo Dólar (cUDS) e sua blockchain para distribuir renda.
E assim, a iniciativa da impactMarket foi lançada em fevereiro de 2020 e já atende nove países. A grande maioria dos projetos foi executada no Brasil, com mais de 10 mil pessoas recebendo auxílio. De acordo com a iniciativa, as criptomoedas atuarão para ajudar pessoas que, durante a pandemia, tiveram sua renda prejudicada por conta dos lockdowns.
Governo reduz imposto de importação sobre computadores e celulares
Desta forma, o projeto já atingiu a marca de US$ 350 mil cUSD distribuídos. Na cotação atual, o valor corresponde a cerca de R$ 2 milhões. Entretanto, grande maioria dos projetos foi executada no Brasil, com mais de 10 mil pessoas recebendo auxílio.
Como funciona a distribuição
O projeto funciona por meio de cadastro e avaliação. As instituições e associações interessadas devem cadastrar seus projetos sociais ou comunidades no impactMarket. Feito isso, a plataforma lista os projetos aprovados em seu aplicativo. Com isso, doadores do mundo todo, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem fazer suas contribuições.
E então, as doações são encaminhadas diretamente para os usuários através da Bitfy ou outra carteira com suporte à cUSD. Desta forma, os beneficiários podem utilizar o valor da forma que acharem mais conveniente. Os beneficiários podem ser tanto pessoas físicas quanto instituições de apoio social.
O que é a stablecoin Celo Dólar
A stablecoin Celo Dólar (cUSD) foi criada pela Fundação Celo. A cripto é canadense e passou a ser listada pela primeira vez no Brasil no dia 15 de março desde ano. A listagem ocorreu na corretora FlowBTC. A fundação criou o Celo Dólar como parte de seu objetivo de incentivar produtos financeiros inclusivos.
E ainda, além de criar sua própria plataforma, criptomoeda e token, a fundação faz pesquisa e atividades de educação. A instituição é sem fins lucrativos e fica nos Estados Unidos (EUA). Entre seus investidores está Jack Dorsey, fundador do Twitter.
Token ou criptomoeda o que é mais lucrativo?
Do ponto de vista de valor, a cUSD busca seguir o dólar dos EUA. Assim, a ideia é facilitar a troca de dólar dentro e entre países. Isso significa facilitar o fluxo do dinheiro e reduzir custos e tempo da operação. Tudo isso pelo celular.