Patrocinado

Demanda de transporte tem queda preocupante devido a crise provocada pelo Covid19. Levantamento divulgado na semana passada havia indicado queda de 38,7% na demanda por transporte rodoviário.

Contudo, a queda na demanda se acentuou mais na última semana, com redução de 43,9% na comparação com o movimento médio visto antes das medidas contra o coronavírus. Segundo pesquisa da associação de empresas NTC&Logística, divulgada nesta terça-feira, 14.

Veja também:

CVC tem três milhões de ações vendidas pelo JPMorgan.

Auxílio emergencial já soma 32,2 milhões de cadastrados.

Em contrapartida, a pesquisa apontou ainda baixa de 41,8% em cargas lotação (caminhão fechado com um só produto), com impacto de menor demanda do comércio, indústrias, entre outros setores, versus recuo de 39,2% registrados no levantamento da semana anterior.

Entretanto, o levantamento da NTC indica também recuo de 46% na demanda por transporte de produtos vendidos por lojistas, praticamente estável ante a semana anterior; e redução de 29,5% da demanda por mercadorias transportadas para supermercados, ante 24,55% no período anterior.

O setor que mais sofre é o dedicado ao transporte para a indústria automobilística, que registra férias coletivas nas fábricas, com recuo de 64% na demanda cargas. Ainda de acordo com o estudo, a demanda por transporte do segmento do agronegócio teve queda de 23,5%, ante baixa de 14,2% na semana passada.

No entanto, a redução na demanda por transporte do agronegócio só não é mais acentuada porque o setor está levando uma grande safra de soja até os portos exportadores, com a colheita na reta final.

Para o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “essa é uma situação que preocupa, principalmente porque a cada semana estamos vendo esse número aumentar e sabemos o quanto, de fato, vem causando prejuízos ao setor”.

O levantamento da NTC indica ainda recuo de 46% na demanda por transporte de produtos vendidos por lojistas. O mesmo praticamente estável ante a semana anterior. Contudo, houve redução de 29,5% da demanda por mercadorias transportadas para supermercados, ante 24,55% no período anterior.