Patrocinado

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) encaminhou nesta sexta-feira (29/12) um pedido formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) para incluir o perfil “Choquei” no inquérito que investiga a disseminação de notícias falsas.

AINDA: Tarcísio corta gastos com redução de 20% dos cargos comissionados sem demissões

O pedido ocorre após o responsável pelo perfil CHOQUEI comparecer à polícia na quinta-feira (28) para esclarecimentos sobre a morte de Jéssica Vitória Canedo, ligada à propagação de uma fake news que a associava a um suposto relacionamento com o humorista Whindersson Nunes.

O perfil Choquei é apoiador do governo Lula desde as eleições em 2022, inclusive o proprietário tem relacionamento próprio ao presidente Lula e a primeira-dama Janja.

LEIA: Agência de rating S&P alerta sobre risco de governo Lula não cortar gastos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lindberg Faria tem condenação por improbidade confirmada e perde direitos políticos

Em declaração, o administrador do Choquei esclareceu que foi até a polícia de Minas Gerais com evidências relevantes ao caso. Ele explicou que a notícia falsa foi inicialmente divulgada por outro perfil e, depois, replicada pelo Choquei. A declaração incluiu: “Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei — e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata”.

No dia seguinte, os checadores de fatos da rede X desmentiram o perfil e ainda mencionaram que o mesmo zombou dos pedidos da moça para que se parasse as divulgações falsas.

MAIS: Usuários do App Celular Seguro do governo Lula reclamam e apontam problema

O perfil Choquei é investigado sob suspeita de indução à morte de Jéssica Canedo. O delegado Felipe Monteiro, da Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pelo inquérito, solicitou a quebra de sigilo das páginas do perfil nas redes sociais e está ouvindo outras plataformas que compartilharam a notícia falsa.

Raphael Souza que aparece em fotos com Lula beijando sua testa, dono do perfil Choquei, prestou depoimento à polícia, levando o delegado Monteiro a confirmar que a Polícia Civil aguarda autorização para analisar os perfis envolvidos, considerando a possibilidade de condenação dos responsáveis.

LEIA: Governo Lula termina primeiro ano sem cumprir promessa que liberaria quase 14 milhões de contribuintes do pagamento de IR