Patrocinado

O Pasto Entre Morro alegou que decisão da Justiça do estado da Bahia não observou as medidas fixadas pelo STF (ADPF 828). Segundo a associação, cerca de 52 famílias seriam afetadas com a reintegração da propriedade pela Guiraporanga Agropecuária LTDA. A entidade também disse que já houve a certificação e delimitação do território da área em questão, que é usada pela comunidade tradicional há dois séculos.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ordem de reintegração de posse de uma área que afetaria comunidades tradicionais no estado da Bahia. A Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Entre Morros, que perderia parte da propriedade, compõe um grupo de comunidades tradicionais que fazem pastoreio coletivo e colhem frutos nativos e ervas medicinais, no sertão baiano.

AINDA: Na Bahia MST faz protesto com participação do governador petista

“O cumprimento da decisão reclamada ensejaria a remoção dos moradores de forma imediata, sem a adoção das regras de transição impostas pela ADPF 828/DF”, alegou Dino em sua decisão.

Além de suspender a reintegração, o ministro determinou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estabeleça outra decisão relacionada à reintegração de posse das terras. A primeira turma do STF ainda deve julgar a decisão de Dino na sessão virtual realizada de 12 a 19 de abril.

SAIBA: Brasileiros apontam piora relevante da economia no último ano, segundo pesquisa