Patrocinado

O presidente da Argentina, Javier Milei, expressou seu “apoio enfático” ao governo de Israel após o ataque do Irã contra o país, ocorrido no sábado (13).

Em um comunicado oficial, ele reconheceu o direito de defesa das nações – “especialmente contra regimes que promovem o terror e buscam a destruição da civilização ocidental”.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil

A nota foi divulgada ainda na noite de sábado, depois de Milei cancelar uma viagem que faria dos Estados Unidos para a Dinamarca.

O mandatário visitou os EUA para se encontrar com o empresário Elon Musk e receber o título de “Embaixador da Luz”, concedido pela comunidade judaica ortodoxa Chabad Lubavitch.

SAIBA: Ex-nora de Lula é afastada do trabalho, após agressão de filho do presidente

A nota do gabinete presidencial também destaca o fato de a Justiça argentina ter determinado, na última quinta-feira (11), que o atentando à bomba contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em 1994, foi planejado e ordenado pelo Irã e executado pelo grupo libanês Hezbollah.

MAIS: Falas antissemitas de Lula podem prejudicar FAB, Embraer e agronegócio

A decisão, comemorada por Milei, foi considerada histórica pela comunidade judaica internacional.

Segundo o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, Javier Milei ainda ordenou a criação de um comitê de crise, para coordenar ações com relação ao conflito no Oriente Médio em parceria com outros líderes mundiais.

“O importante é que, no resto do mundo, assim como aqui na Argentina, todos sejam claramente contra este tipo de ataque”, afirmou o estadista. Em entrevista a uma emissora de rádio argentina, o embaixador de Israel no país, Eyal Sela, agradeceu o governo de Milei “por sua posição muito clara com o lado certo da História”.
SAIBA: Brasileiros apontam piora relevante da economia no último ano, segundo pesquisa