Patrocinado
Início Agro Dino suspende decisão judicial para reintegrar posse de terra ao agronegócio

Dino suspende decisão judicial para reintegrar posse de terra ao agronegócio

Advogados membros do Prerrogativas ministério da justiça

O Pasto Entre Morro alegou que decisão da Justiça do estado da Bahia não observou as medidas fixadas pelo STF (ADPF 828). Segundo a associação, cerca de 52 famílias seriam afetadas com a reintegração da propriedade pela Guiraporanga Agropecuária LTDA. A entidade também disse que já houve a certificação e delimitação do território da área em questão, que é usada pela comunidade tradicional há dois séculos.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ordem de reintegração de posse de uma área que afetaria comunidades tradicionais no estado da Bahia. A Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Entre Morros, que perderia parte da propriedade, compõe um grupo de comunidades tradicionais que fazem pastoreio coletivo e colhem frutos nativos e ervas medicinais, no sertão baiano.

AINDA: Na Bahia MST faz protesto com participação do governador petista

“O cumprimento da decisão reclamada ensejaria a remoção dos moradores de forma imediata, sem a adoção das regras de transição impostas pela ADPF 828/DF”, alegou Dino em sua decisão.

Além de suspender a reintegração, o ministro determinou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estabeleça outra decisão relacionada à reintegração de posse das terras. A primeira turma do STF ainda deve julgar a decisão de Dino na sessão virtual realizada de 12 a 19 de abril.

SAIBA: Brasileiros apontam piora relevante da economia no último ano, segundo pesquisa

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile