Patrocinado

Disputa Apertada pelo Salário dos Trabalhadores

Desde o dia primeiro de julho, quando passou a valer a nova norma do Banco Central (BC) que facilita a portabilidade dos contracheques. A disputa pelo seu salário ficou mais apertada  pela nova regra. Que permite ao correntista solicitar a mudança para a instituição com que deseja operar. A nova regra permitiu que a transferência de recursos seja feita para uma conta de pagamento, modelo adotado por fintechs como o Nubank. Como o banco digital oferece mais agilidade e comodidade por tudo ser feito online, o estimulo a concorrência aumentou.

Para atrair esses clientes, as fintechs e os bancos digitais apostam na isenção de tarifas e oferecem vantagens, como cartão de crédito sem anuidade. Para surfar na onda da mudança e aumentar a abertura de contas. A ideia é usar a facilidade na portabilidade para atrair e fidelizar o cliente. Atualmente Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal – detêm 85% dos depósitos bancários e dominam as folhas de pagamento de empresas de todos os tamanhos e de Estados e municípios.

Os bancos digitais querem mudar isto. A conquista da fidelidade é o maior desafio tanto para os bancos digitais quanto para as fintechs, batizados por especialistas de neobancos. Os bancos digitais tem apresentado valores bem mais acessíveis de seus serviços. No entanto, alguns serviços ainda não são oferecidos. O mais evidente são os caixas eletrônicos, que permitem a retirada de dinheiro em espécie.

Para suprir essa deficiência, os neobancos devem fechar parcerias para aumentar a gama de serviços. É um movimento que deve se intensificar nos próximos 12 meses. A fintech estuda fechar acordos com lotéricas para resolver a carência de caixas automáticos. “É uma grande falha que temos hoje”, diz Oliver, do Nubank.