Patrocinado

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, defendeu nesta segunda (15) a necessidade de reajuste salarial para os servidores federais neste ano, mesmo diante das resistências do Ministério da Fazenda.

AINDA: Funcionários do Tesouro e CGU em greve nesta terça-feira, governo não atende reinvindicações

Nobre enfatizou que a ausência de aumento salarial só seria aceitável caso saíssem derrotados das negociações, que podem resultar em uma greve nacional. “Reajuste zero, só derrotado”, declarou ele durante um evento das centrais sindicais em preparação para o 1º de Maio.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Cartões corporativos do governo Lula voltam a ser destaque de gastos

Ele citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que “o próprio presidente nos ensinou que reajuste zero, só derrotado. Então eu espero que o ministro Fernando Haddad [Fazenda] encontre um espaço dentro do orçamento para atender a reivindicação dos trabalhadores”.

“Mesa de negociação nem sempre chega a acordo, mas é muito importante acontecer. E ela está acontecendo”, pontuou.

AINDA: Após colher frutos de Bolsonaro Lula muda promessa feita no primeiro ano de mandato sobre contas públicas e empurra problema para próximo presidente

Os servidores ameaçam uma paralisação nos próximos dias se o governo federal não apresentar uma proposta que atenda às demandas. Nesta segunda (15), professores de diversas regiões do país iniciaram uma paralisação reivindicando um aumento de 22%.

A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, indicou na semana passada que há a intenção de conceder um aumento acima de 19% ao longo dos quatro anos do governo Lula, mas que a proposta inicial não incluía reajuste salarial para este ano – apenas dois aumentos de 4,5% em 2025 e 2026.

MAIS: Colunista de O Globo afirma que “facção do TSE atua a favor dos interesses de Moraes”

Em relação ao acordo proposto, Nobre comentou que os servidores enfrentaram sete anos sem diálogo e destacou o avanço representado pelo aumento de 9% concedido no ano passado. Ele ressaltou que além das questões salariais, há demandas relacionadas a carreiras e remunerações.

O apoio ao funcionalismo público está entre as principais bandeiras das centrais sindicais para o 1º de Maio deste ano. “Se não houver proposta nenhuma, o sindicato foi feito para lutar e as centrais vão dar todo o apoio à luta dos servidores públicos”, afirmou Nobre.

As celebrações do 1º de Maio devem incluir reivindicações como emprego digno, correção da tabela do Imposto de Renda, redução dos juros, aposentadoria justa, igualdade salarial e valorização do serviço público, com o slogan “Por um Brasil mais justo”.

SAIBA: X encaminha a Moraes pedido do Congresso Americano para ter acesso as ordens de censura emitidas pelo magistrado

Lula ignora greves desde o início de 2024

O presidente Lula (PT) lançou na quinta-feira 11 a pedra fundamental a marcar o início da construção do campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília. A cidade tem pouco mais de 87 mil habitantes, Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal.

Sem muito o que entregar, Lula tem viajado pelo Brasil, gastando o dinheiro público para inaugurações que nada empregam e discursos que nada dizem. Ele também foi discursar em uma unidade do frigorífico JBS de seus amigos conhecidos em diversos escândalos de corrupção no Brasil e Exterior, irmãos Batistas (JBSS3).