Patrocinado

Inflação ao consumidor em foco na próxima semana, com divulgações de indicadores brasileiros, americanos e chineses. O início da temporada de balanços nos Estados Unidos, com dados de empresas do setor financeiro, decisão de juros na Europa e ata da última reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) do Federal Reserve também tendem a movimentar os mercados.

MAIS: Financial Times destaca atitude da AGU após denúncias de Musk sobre censura no Brasil

A semana inicia com dados de reservas cambiais chineses no domingo, mesma data para as transações correntes japonesas. Na segunda, olhares voltados aos indicadores de Confiança do Investidor Sentix na Europa.

O foco estará na quarta, com indicadores inflacionários. No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); nos EUA, Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e; na China, IPC e Índice de Preços ao Produtor (IPP).

LEIA: Os segredos de Prates CEO da Petrobras para ajudar parentes e amigos

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

O banco UBS BB espera que a leitura do IPCA de março seja de uma variação positiva em 0,25%, levando a uma alta anual de 4,0%. “Isso significaria desaceleração mensal em relação a fevereiro (0,83%), como é habitual os reajustes dos preços da educação terão desaparecido (os números não são ajustados sazonalmente)”, aponta o banco.

VEJA: Redução imediata de impostos pode salvar empregos no Brasil

Para o IPC americano, o ING projeta uma expansão mensal do núcleo de 0,3%, contra 0,4% em fevereiro.

A inflação ao consumidor tem estado “consistentemente quente nos últimos meses, com os componentes da habitação particularmente rígidos, enquanto os custos de seguros e as taxas de gestão de carteiras acentuadamente mais elevados têm contribuído para leituras elevadas dos núcleos”.

LEIA: Grandes investidores abandonam a bolsa brasileira. Insegurança jurídica e autoritarismo pesam

Ainda na quarta, os investidores vão digerir as divulgações da ata do Fed e dados do balanço orçamentário dos EUA.

Na quinta, o mercado de commodities estará atento ao relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Na mesma data, serão divulgados dados de vendas no comércio varejista no Brasil, taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) e IPP dos EUA.

AINDA: O que não se menciona da queda de braço na Petrobras

A semana termina com relatórios trimestrais de companhias americanas como BlackRock (NYSE:BLK), JPMorgan (NYSE:JPM), Wells Fargo (NYSE:WFC) e Citigroup (NYSE:C), todas antes da abertura do pregão.

A balança comercial chinesa e a do Reino Unido serão reveladas também na sexta, ao passo que o Brasil aponta dados da Pesquisa Mensal de Serviços. No Reino Unido, foco ainda em dados do Produto Interno Bruto (PIB) e produção industrial.

Nos EUA, expectativa de inflação e confiança do consumidor da Universidade de Michigan.