ETF de Renda Fixa tem aluguel de cotas autorizado pela B3. Em nota, a B3 (B3SA3) explicou ao mercado que o novo serviço deve incentivar a negociação de ETF, facilitar a realização de estratégia dos investidores e dar mais liquidez ao mercado secundário.
No entanto, o primeiro ETF de Renda Fixa foi lançado na B3 em 2018. Atualmente existem sete. Segundo a Bolsa de Valores, “uma das vantagens do produto é oferecer aos investidores uma maior diversificação para suas carteiras, visto que através da compra de uma única cota o investidor passa a ter acesso a diversos ativos do índice de referência.
Conheça os ETFs- Renda Variável
Contudo, em nota, o superintendente de produtos de juros, moedas e equities da B3, Marcos Skistymas, afirmou que “com esse lançamento queremos desenvolver o mercado de ETF de Renda Fixa e ampliar o número de estratégias com o produto. No último ano, o patrimônio líquido sob gestão desses ETFs cresceu 10%, chegando a aproximadamente R$ 4,7 bilhões, com um volume médio diário de negócios de R$ 8 milhões. A entrada do empréstimo de cotas irá contribuir com o potencial de crescimento do produto, possibilitando estratégias de venda, hedge e arbitragem, além de auxiliar os Formadores de Mercado a proverem liquidez.”
ETF de Renda Fixa do Tesouro Tem Prazo para Reserva até dia 29
Entretanto, o aluguel de ETFs esta disponível por meio de uma corretora, o dono do ativo pode alugá-lo para outro investidor e, durante o contrato, a B3 transfere temporariamente o ativo para o locatário.