Patrocinado

Os EUA evitaram por pouco uma paralisação do governo, mas a última semana expôs as profundezas da disfunção política em Washington e, particularmente, dentro da fragmentada bancada republicana da Câmara.

A decisão de última hora do presidente republicano da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, de recorrer aos democratas para aprovar um projeto de lei de financiamento de curto prazo, empurrou o risco de paralisação para meados de novembro, o que significa que os mais de 4 milhões de trabalhadores do governo federal podem contar com a continuidade dos pagamentos por enquanto.

VEJA: Psol tem congresso marcado por pancadaria na eleição do presidente do partido

SAIBA: Ministério da Saúde faz aquisição milionária sem licitação com empresa de um funcionário

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Moraes manda prender réu que divulgou vídeo contra acordo proposto pela PGR e liberação do aborto

Mas o simples fato de o governo ter ficado a poucas horas de paralisar — com o ex-presidente Donald Trump incentivando a ideia, e apenas quatro meses depois de o país quase não pagar sua dívida de US$ 31,4 trilhões – levanta questões sobre a capacidade de governar de Biden.

O confronto e a polarização já se espalharam para além da política e ameaçam a perspectiva financeira dos EUA. A agência de crédito Moody’s alertou na semana passada que uma paralisação prejudicaria sua recomendação “Aaa” para os Estados Unidos.

“Ficar correndo de um penhasco fiscal para o outro não é uma forma de governar. Para começar, nunca deveríamos ter chegado a essa situação”, disse o deputado democrata Earl Blumenauer.

VEJA: Mulher exposta no Street View deverá ser indenizada pelo Google determinou o TJSP

A Câmara e o Senado estão em caminhos divergentes em relação ao financiamento desde que McCarthy concordou em definir os gastos fiscais de 2024 em US$ 1,59 trilhão há quatro meses.

“O governo não é uma telenovela”, disse a deputada republicana Monica De La Cruz, do Texas, na sexta-feira, expressando sua frustração com as políticas de fronteira de Biden e a oposição a um projeto de lei provisório republicano fracassado que incluía restrições de fronteira.

SAIBA: Elon Musk mostra imigração ilegal nos EUA e expõe Biden