Patrocinado

O México suspendeu as exportações de carne suína do Brasil, após contestação por produtores locais sobre os procedimentos realizados para a abertura de mercado da proteína ao país.

VEJA: Abusos do STF são denunciados sob aplausos na frente de Barroso presidente da corte, por presidente da OAB-MG

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a decisão tomada pela Justiça do México, que suspende a importação de carne suína do Brasil e prejudica, em especial, a oferta de produtos para a população mexicana.

LEIA: Contra Dino no STF Partido Novo inicia abaixo-assinado

A abertura do mercado mexicano para o Brasil ocorreu na administração do governo Jair Bolsonaro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), anunciou na segunda-feira (14/11/2022) a abertura do mercado mexicano para a carne suína do Brasil. A novidade permitiu intensificar o comércio bilateral entre os países. 

Na época o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, deixou claro que as exportações brasileiras atuariam em complementaridade à produção mexicana de suínos, evitando qualquer tipo de concorrência com os processadores mexicanos.

VEJA: Alimentos puxam inflação em novembro e IPCA-15 fica acima do esperado

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Abusos do STF são denunciados sob aplausos na frente de Barroso presidente da corte, por presidente da OAB-MG

O México figura entre os três maiores importadores de carne suína do mundo, importando 48% de sua demanda, sendo 90% apenas de um único fornecedor.

MAIS: Diretora de governança é a terceira a deixar o Bradesco na semana

Segundo a ABPA, as autoridades mexicanas e brasileiras cumpriram integralmente os procedimentos para o início dos embarques, e os produtores brasileiros cumprem integralmente os regulamentos sanitários determinados ao comércio, não havendo até o presente momento nenhum problema de ordem sanitária nos carregamentos brasileiros.

AINDA: Indiciamento de GDias é pedido em relatório da CPI do 08 de janeiro da Câmara Distrital