Falta de chuva pode levar inflação superior a 8% e reduzir PIB

alta de chuva pode levar inflação superior a 8% e reduzir PIB. De acordo com relatório, se não chover entre outubro e abril (que é o período de chuvas no Brasil), as revisões tarifárias que o governo terá que fazer podem levar a inflação para acima de 8% e o PIB brasileiro “perderá” mais de 2% no ano que vem. Isso transborda também no risco fiscal, já que metade dos gastos do governo de 2022 estão indexados à inflaçã
Patrocinado

Falta de chuva pode levar inflação superior a 8% e reduzir PIB. De acordo com relatório, se não chover entre outubro e abril (que é o período de chuvas no Brasil), as revisões tarifárias que o governo terá que fazer podem levar a inflação para acima de 8% e o PIB brasileiro “perderá” mais de 2% no ano que vem. Isso transborda também no risco fiscal, já que metade dos gastos do governo de 2022 estão indexados à inflação deste ano.

Banco Central limita Pix para o horário noturno

Contudo, o estudo foi realizado por Gabriel Barros, economista-chefe da RPS Capital.

Dentre as várias informações do estudo, duas nos preocuparam bastante: a “caixa d’água” do Brasil (que são os nossos reservatórios) está no menor nível em 91 anos, enquanto a “Energia Natural Afluente (ENA)” no Brasil mostra que desde 2010 tem chovido abaixo da média no Brasil.

Os novos bilionários brasileiros do primeiro semestre de 2021

No mesmo dia o IBGE divulgou o IPCA-15 de agosto: inflação de 0,89%, acima da expectativa de 0,83%.

Por esta razão, ele explicou que a RPS atualmente tem investimentos apenas em empresas produtoras de commodities, fora do Brasil, que estão mais sujeitas a fatores externos do que internos.