Filhos e educação financeira dicas para falar de dinheiro

Filhos e educação financeira dicas para falar de dinheiro
Patrocinado

Filhos e educação financeira dicas para falar de dinheiro. Os pais pensam e se preocupam o tempo todo com a educação e futuro de seus filhos. Porém quando se trata da educação financeira, na maioria das vezes o assunto e deixado de lado. A educação financeira pode parecer um assunto assustador, mas é importante para adultos e crianças serem capazes de administrar seu dinheiro, entender sua situação financeira e planejar o futuro.

No entanto, para entendermos melhor o assunto vamos usar aqui as palavras de Diane Morais, presidente de produtos de banco comercial e de consumo do Ally Bank. Ela descreve a alfabetização financeira como a capacidade de compreender e usar com eficácia habilidades financeiras, como gestão financeira pessoal, orçamento e investimentos.

Contudo, é importante ressaltar que a alfabetização financeira, pode acontecer em qualquer etapa da vida. No entanto, o quanto mais cedo ocorrer melhor será para todos os aspectos da vida daquela pessoa.

Como educar seus filhos sobre dinheiro

Entretanto, a alfabetização financeira para crianças é garantir que seu filho seja educado sobre a melhor maneira de administrar as finanças. “É o bloco de construção básico para o bem-estar financeiro. É o desenvolvimento de habilidades e conhecimento de que você precisa para tomar decisões informadas e eficazes com suas finanças. A chave é combinar educação financeira com comportamentos e um plano para alcançar segurança financeira. E isto precisa ser desenvolvido na crianças o quanto antes.

Qual a idade para ensinar meus filhos sobre dinheiro?

Se você entender que ensinar aos filhos bons hábitos de dinheiro não é realmente diferente de ensinar hábitos alimentares saudáveis ​​ou boas maneiras. A resposta para a pergunta fica bastante simples. É importante que as crianças aprendam os conceitos básicos de dinheiro, como economizar para uma meta e gastar apenas o que você pode pagar. Em última análise, os ajudará a levar uma vida mais feliz e financeiramente estável.

Desta forma nunca é cedo para começar a ensinar os filhos sobre gastos responsáveis, economias e investimentos. As conversas sobre dinheiro devem evoluir para incluir tecnologia, afinal, o dinheiro não é mais moedas e papel-moeda.

Como iniciar a educação financeira dos filhos

Como já entendemos que o ideal é começar a educar os filhos financeiramente o quanto antes. Então surge a questão de como iniciar este processo. A melhor forma é através de brincadeiras e jogos. As conversas e os momentos simples com os filhos podem incluir a educação financeira de forma simples.

Em conjunto, com as crianças podem definir metas e aprender como ajudar os outros, ao mesmo tempo que praticam suas habilidades matemáticas. Os jogos não só são úteis, mas também proporcionam benefícios duradouros. Por esta razão podemos listar a autoconfiança e retenção. A incorporação de interações financeiras no jogo torna o aprendizado sobre dinheiro fácil, divertido e eficaz. É menos sobre aprender e mais sobre brincar.

Veja também: Atitudes para filhos mais resilientes

No entanto, quando a criança cresce e chega o momento da “mesada”, este é um momento que pode lhe ajudar muito neste processo de educação financeira.

Desta forma, você pode ensinar seus filhos a entenderem seus ganhos separados em ‘economizar’, ‘gastar’ e até mesmo ‘dar’ … isso dá vida a essas lições. A mesada da criança precisa ser dividida e organizada por ela para todos os objetivos que ela tiver em relação ao dinheiro. Lembre-se sempre, que os pais são os maiores exemplos das crianças.

Estaremos em breve iniciando um seção especifica para ajudar você neste processo para com seus filhos. Se quiser receber todos os post e não perder nenhuma edição assim que publicados. Apenas faça sua inscrição em nosso portal e não se esqueça de verificar seu spam.