Frango cultivado em laboratório é servido em restaurante a 23 dólares

Frango cultivado em laboratório é servido em restaurante a 23 dólares
Patrocinado

Frango cultivado em laboratório é servido em restaurante a 23 dólares. O frango cultivado em laboratório da start-up americana Eat Just fez sua estreia histórica no restaurante 1880 em Cingapura. Isto após a agência de alimentos do país aprovar a venda de carne cultivada.

Entretanto, 0 frango criado em laboratório é a primeira carne cultivada vendida e servida em um restaurante. Isto de acordo com um comunicado à imprensa da Eat Just.

No entanto, o restaurante de Cingapura 1880, é conhecido por cardápios inovadores. Além de membros com consciência social, segundo seu site.

Contudo, o GOOD Meat Cultured Chicken esta disponível em um trio de pratos de amostra.São eles pão de bao com frango crocante de gergelim e cebolinha; folhada folhada com purê de frango em cultura e feijão preto; e um waffle de bordo crocante com frango em cultura com especiarias e molho picante.

O trio custa cerca de 23 dólares, segundo informação de Josh Tetrick, cofundador e CEO da Eat Just.

Como o frango é cultivado?

Tetrick, que fundou a Eat Just em 2011, diz que a empresa começou a desenvolver frango em cultura usando células animais em 2016. Desde 2011, a empresa arrecadou 300 milhões de dólares até o momento e foi avaliada pela última vez em 1,2 bilhão de dólares.

Contudo, do início ao fim, o processo leva cerca de 14 dias para criar o frango em cultura. Isso é mais rápido do que o frango tradicional. Este leva cerca de 45 dias para ir do pintinho ao abate, de acordo com Tetrick. A Just Eat possui fábricas no norte da Califórnia e em Cingapura para produzir o produto.

Para criar um GOOD Chicken, uma pequena quantidade de células animais é retirada das aves. As células são então alimentadas com nutrientes como aminoácidos, carboidratos, minerais, gorduras e vitaminas. Os mesmos tipos de nutrientes que os animais precisam para crescer e se multiplicar, de acordo com Just Eat. A partir daí, as células são transformadas em carne em uma taxa rápida usando um biorreator. (Tetrick compara o processo com a fabricação de cerveja.).

Embora a Tetrick não divulgue quanto custa para fazer um BOM Frango. Ele diz que a empresa não está ganhando dinheiro com o preço de venda atual.

No entanto, o Ceo acrescenta que o governo de Singapura demorou mais de dois anos para aprovar a venda de frango de cultivo. “Eles nomearam um painel de segurança. Eles olharam a qualidade da linha celular, o processo de fabricação e determinaram que isso é seguro ”, afirma.

Embora a Food and Drug Administration e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos supervisionem a regulamentação de frutos do mar baseados em células desde 2019. A carne cultivada, assim como os produtos derivados de plantas, provavelmente enfrentará a oposição de produtores de carne tradicionais, como a Associação de Pecuaristas dos EUA.

Custos de produção

Verificando as pesquisas sobre o assunto, a Bloomberg levantou custo de 400 dólares a 2.000 dólares o quilo (2,2 libras) para fazer carne cultivada.

No entanto em 2013, a startup holandesa Mosa Meat disse que custou 280 mil dólares para fazer seu hambúrguer cultivado em laboratório. Contudo, recentemente ela encontrou uma maneira de reduzir os custos. Em 2021, a Mosa Meat diz que espera vender seus hambúrgueres cultivados em laboratório por cerca de 10 dólares, de acordo com a Reuters.

Mercado

O mercado de carne cultivada parece fazer parte do futuro. As start-ups criadas em laboratório, ou “carne limpa”, também atraíram a atenção de grandes investidores. Por exemplo, a Memphis Meats, sediada em San Leandro, Califórnia, conta com Bill Gates, Ricard Branson e Tyson Foods Inc. entre seus investidores.

Este tipo de alimentação é bastante polêmica. Existem pessoas que defendem o benefício ao meio ambiente. Contudo, há também quem questione os efeitos para a saúde.