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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o governo vai trabalhar para que as companhias aéreas Gol (GOLL4) e Latam comprem aeronaves da fabricante brasileira Embraer (EMBR3), assim como a concorrente Azul (AZUL4) já faz.

Em meio a inúmeros problemas no país inclusive recorde em mortes por dengue, o presidente busca ser uma espécie de representante comercial de empresas de capital aberto no Brasil, algo bastante preocupante para investidores e também a sociedade.

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“Vamos fazer uma parceria muito bem equilibrada para que a Embraer dê certo, para que a Azul dê certo, para que a Gol volte a comprar avião da Embraer, para que a Latam volte a comprar avião da Embraer, para que o governo volte a comprar os aviões que precisa comprar”, afirmou Lula em visita à fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP), destacando também a necessidade de renovar a frota do governo, que, segundo ele, “está muito ruim”.

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A Embraer é uma empresa consolidada no mercado e por isso o discurso de “fazer a Embraer dar certo”, pode soar como mudar aquilo que já funciona muito bem.

Lula defende troca de frota de aviões com dívida superando R$1 trilhão

Sobre trocar a frota do governo, também é outro discurso preocupante para um governo que já colocou a dívida do Brasil acima de R$ 1 trilhão e ainda mudou a meta fiscal em menos de 12 meses para deixar a dívida pública para outro governo resolver talvez a partir de 2028.

Enquanto Lula que reporta déficit das contas públicas discursa em trocar a frota de aviões do governo. Na Argentina o governo de Javier Milei que vendeu os aviões do governo e passou a viajar em vôo comercial obteve três meses seguidos de superávit após 20 anos de déficit dos governos esquerdistas.

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Lula também defendeu que se busque ofertar uma quantidade maior de voos regionais no Brasil, ecoando palavras do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou que o governo agirá para tornar a aviação regional parte do “dia a dia” do brasileiro.

Mais cedo no evento, o presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, disse que a companhia aérea vai investir 3 bilhões de reais somente em aeronaves da Embraer em 2024.

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Companhias aéreas quebraram em governos PT

Lula também criticou a busca por engenheiros da Embraer por parte da concorrente Boeing, dizendo que o governo precisa atuar para proteger as empresas brasileiras desse tipo de assédio. O discurso de Lula também soou para especialistas totalmente inadequado visto que competitividade no meio empresarial e de carreira profissional são fundamentais para qualquer mercado.

A Embraer e a Boeing estavam com fusão acertada e a mesma foi impedida pela justiça em 2019 a pedido do Sindicato dos Metalurgicos de São José dos Campos e região, sindicato este do qual Lula ainda é líder indireto até hoje.

É importante lembrar que nos governos anteriores do PT as companhias aéreas sofreram muito e inclusive foi a fase em que duas delas encerraram suas operações no Brasil.

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São elas: Varig teve decretação de recuperação judicial em 2005 e sua falência decretada em 2010 quando foi vendida para a Gol. A Vasp teve sua agravação de problemas em 2005 e sua cassação e encerramento em 2008. Já a Transbrasil teve o encerramento de suas operações em 2000. Os governos PT estiveram dominantes no Brasil de 2002 a 2016.

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