Investimento através de Fiagro. Entenda

investir em fiagro
Patrocinado

Investimento através de Fiagro. Entenda. Cada vez mais tem se falado no mercado financeiro sobre fiagro. É uma tendência que pode render bons resultados para o bolso do investidor.

Trata-se de investir em ativos relacionados ao agronegócio, talvez você goste de Fiagro. Isso porque, esse tipo de fundo foi criado para facilitar o acesso a investimentos no agronegócio.

O que é Fiagro?

Se você não investe nesse setor, o Fiagro pode ser uma opção para diversificação da carteira. Até porque, a área do agronegócio é um dos pilares econômicos do Brasil.

Desta forma, Fiagro é um fundo de agronegócio que aumenta o acesso aos ativos do agronegócio por parte dos investidores. Antes essas aplicações eram acessadas, sobretudo, por investidores institucionais.

Além disso, o investimento também pode ser feito em títulos de crédito ou em valores mobiliários, emitido por pessoas físicas ou jurídicas que integrem a cadeia produtiva agroindustrial.

Outra maneira é por meio dos direitos creditórios do agronegócio, e títulos de securitização emitidos com lastros em direitos creditórios.

Também dá para fazer o investimento através de direitos creditórios imobiliários que são relativos a imóveis rurais e títulos de securitização emitidos com lastro nesses direitos creditórios.

A principal característica do fundo Fiagro é que os recursos captados são investidores no setor do agronegócio e cadeia produtiva agroindustrial.

Como Funciona o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Além disso, os rendimentos distribuídos pelo fundo estarão sujeitos à incidência do imposto de renda retido na fonte, IRRF, com uma alíquota de 15%.

Contudo, os recursos captados com os investidores de Fiagro são usados em ativos do agronegócio. Sendo que a aplicação pode ser em investimentos líquidos no setor do agronegócio ou em veículos de investimento de private equity.

Vale destacar que esse tipo de aplicação é bem recente, já que ele foi criado por meio da Lei nº 14.130 publicada no dia 30 de março de 2021.

Como funciona o Fiagro efetivamente?

Este investimento funciona com estrutura parecida com a dos Fundos de Investimento. No entanto, ela foi aprimorada para deixar o investimento mais adequado ao setor agropecuário, tornando-o mais atrativo.

Por exemplo, a possibilidade de pagamento de imóveis rurais através de cotas do Fiagro. Nesse caso, o GC auferido pelo vendedor fica diferido para o momento da venda da cota.

Investir em Fiagro tem risco? Vale a pena?

O investimento no fundo Fiagro é uma modalidade nova no Brasil, criada para atrair mais investidores para o agronegócio brasileiro. Dessa forma, quem investe neste tipo de fundo está aplicando o capital no agronegócio brasileiro, um dos setores que mais colabora para o crescimento do produto interno bruto (PIB).

Uma das vantagens é que essa pode ser uma opção mais atraente que alguns fundos de renda fixa, embora seja também mais arriscada.

Ele passa a ser também uma boa alternativa para investidores estrangeiros investirem no agronegócio brasileiro, o que pode colaborar para a agropecuária nacional. Entretanto como se trata de uma alternativa nova, não há ainda um histórico robusto sobre os ganhos auferidos com o tempo, mas trará um avanço para a agroindústria nacional, visto que vai aumentar a segurança e flexibilidade para os investidores.

Pontos positivo e negativos de investir em Fiagro

Sempre é importante lembrar que qualquer investimento tem riscos. Uma das grandes vantagens dos Fiagros, é que você pode investir no setor agrícola com pouco dinheiro. Afinal, uma cota não custa muito dinheiro. Mas se você fosse investir direto nesse setor, você iria precisar de um valor bem alto.

Além disso, existe a vantagem da diversificação. Por meio do Fiagro é possível diversificar em um setor que é bem relevante para o Brasil.

Existe ainda a vantagem da relação com o dólar. Isso faz com que exista a chance de retornos mais altos. Por fim, existe ainda o fato de que investir nesse setor ficou mais fácil e prático.

Fundos de Hedge americanos vendendo ações de Techs para ganhar nos juros

Em contrapartida, como desvantagem temos a sazonalidade do setor. Isso ocorre, pois na agricultura existem épocas de plantio e safra. Sendo assim, as receitas não são constantes.

Isso faz com que em certas épocas o pagamento de proventos no Fiagro seja maior e em outras, seja menor. Existe ainda a volatilidade desse tipo de fundo. Algumas possíveis causas da volatilidade são:

Clima;
Preços das commodities;
Variação do dólar.
Existe ainda a desvantagem de que os rendimentos do Fiagro têm IRRF. Ou seja, o Imposto de Renda Retido na Fonte. Sendo que a alíquota é de 15%. Já os fundos imobiliários comuns são isentos.

Quais os tipo de Fiagro?

Existe três tipos de Fiagro. Os FII Fiagro visam investir em terras agrícolas e assim conseguir valorizar o investimento e rentabilizar o mesmo por meio das distribuições.

Entretanto, o investimento em terras agrícolas é complexo, exigindo, às vezes, grande aporte de valores, os FII Fiagro vem para democratizar o investimento dando oportunidade aos pequenos investidores.

Contudo, esta área do agronegócio vem mantendo sua relevância e sendo um dos grandes pilares econômicos do Brasil, faz todo sentido concentrar parte dos investimentos em tal setor. Sendo que uma das formas de fazer isso, é por meio dos fundos Fiagro.

E ainda, outra opção é o fundo de Investimento em Direitos Creditórios. Portanto, quando uma FIDC tem o foco na agroindústria, isso significa que o fundo terá como objetivo investir em direitos creditórios da agroindústria.

Empresas agrícolas precisam manter um bom fluxo de caixa a fim de conseguir financiar suas produções, sendo que a receita vem de tempos em tempos.

Web 5 é anunciada por subsidiária da Block

Ou seja, não há entrada de recursos sempre. Para evitar faltar dinheiro em datas importantes, como é o caso do período de plantio, o agronegócio precisa das FIDC para conseguir levantar recursos e assim, financiar suas operações a custo de um juro menor e mais atraente.

Por outro lado, os investidores têm acesso a um bom crédito e retornos compatíveis com o mercado de FIDC.

E por fim, o FIP (Fundos de investimento em participações) de Fiagro vem oferecer aos investidores a possibilidade de adquirir a participação em uma empresa agrícola.

O FIP é uma forma dos pequenos investidores terem a oportunidade de investir em empresas da área agrícola, sem necessidade de aportar um grande volume financeiro. Montar uma empresa agrícola não é uma tarefa fácil e exige comprometimento. Através dos FIP, o investidor tem como investir em um negócio formado e estruturado, ficando somente com a parte boa, os ganhos e a possível valorização do negócio.

Desta forma, se investir em direitos creditórios ou as terras agrícolas não interessam ao investidor, o FIP pode ser a solução.