Investimentos derivativos como investir e como funciona

Investimentos derivativos como investir e como funciona
Patrocinado

Para quem está começando, investir pode parecer um bicho de sete cabeças. Entretanto, ao contrário do que o senso comum prever, os investimentos podem ser divertidos de se fazer, e muito lucrativos.

                Desse modo, para tirar vantagens dessa situação é preciso entender os métodos de investimentos, bem como realiza-los. Por isso, hoje conversaremos sobre tudo que você precisa saber sobre investimentos derivativos.

O que são investimentos derivativos?

                O significado do termo advém, justamente, do significado literal. Ou seja, os investimentos derivativos são valores que derivam de um outro valor de referência. Tá, mas como isso faz sentido na prática?

                Para ficar bem nítido como os derivativos podem ser aplicados em investimentos, imaginemos uma situação. José é um fazendeiro do interior do Ceará, que precisa iniciar a sua produção de milho o mais rápido possível para que possa vender a um preço bacana.

                Entretanto, fazendo os cálculos da produção do milho, ele observar que todo o processo só será rentável se a saca de milho custar, pelo menos, R$ 50,00. Porém, José sabe que seu milho vale mais, mas não quer perder cliente por vender por um preço muito alto.

Aprenda o que são as opções e como investir

                Sendo assim, José estipula um valor para a saca de milho próximo ao valor rentável. Logo, é a partir desse valor de base que os investidores poderão trabalhar valores para investimento.

                É válido ressaltar que assim como todo investimento é possível lucrar, já que esperasse que o valor de mercado do produto possa ser maior; como também é possível ter potenciais perdas.

Como realizar esses investimentos?

                Para que você possa realizar investimentos derivativos é necessário firmar contratos, onde são explicitadas as obrigações de ambas as partes, bem como funcionará as transações.

Como Funciona o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

                Sendo assim, para a sua segurança, aqui no Brasil essas movimentações financeiras são realizadas através do mercado de balcão ou em bolsas, que nada mais é que um espaço para investimento destinado aqueles que são mais tolerantes a riscos, e possuem elevado conhecimento de mercado.

Quais os tipos de contrato?

                Já que falamos em contratos para firmar os investimentos derivativos, mostraremos a seguir as quatro principais formas de derivativos.

Mercado a termo

                Nessa opção de contrato é possível firmar acordos acerca da compra e venda de valores/objetos ativos. Logo, é possível firmar essa compra para datas futuras, com um preço já pré-fixado.

Mercado Futuro

                Nessa modalidade de investimento derivativo é possível reajustar o valor derivado diariamente.

                Desse modo, podemos dizer que o contrato de mercado futuro é uma evolução do mercado a termo, já que o segundo trabalha com preços fixos e o primeiro com preços variáveis, que acompanham as oscilações do mercado.

Mercado de Opções

                A terceira opção de contrato para investimento derivativo é a negociação do direito a compra e venda por um prazo e preço estabelecidos. Graças a essa característica, esse modelo de mercado é indicado para aqueles investidores que buscam especular a partir de ações de valores menores.

                Portanto, nesse modelo há sempre duas opções: a puts (opções de vendas) e as calls (opções de compra).

Swaps

                Os swaps são derivativos que firmam a negociação entre dois agentes econômicos que buscam trocar taxas de referência.

Vantagens do investimento derivativo

                Como mencionado, investir é uma empreitada que pode ser positiva ou negativa. Entretanto, há mais segurança quando o investimento é derivativo. Isso porque os derivativos podem ser utilizados como hedge (ponte) entre investidores e empresas ou produtores.

                Além disso, as chances aqui de um ganho expressivo são altas. Porém, é válido destacar que há a possibilidade de perda, também, expressiva.

Como investir?

                O primeiro passo para um investimento derivativo é decidir qual o seu objetivo com o investimento. Por meio dessa escolha você poderá escolher o melhor contrato para o seu objetivo.

                Após isso é necessário garantir, também, que você tenha uma conta em uma corretora. Isso porque é por meio dessa que você fará o investimento. Para tanto, você preencherá uma boleta para cada ordem de compra ou venda, e deverá incluir o código de negociação.

Novos bilionários frutos das criptomoedas despontam

Em conclusão, os investimentos derivativos podem ser trabalhados de diversas formas. Para tanto, é preciso construir um objetivo antes de sair por aí investindo. Por esse motivo, é de suma importância conhecer como se dá esse processo, para você ter mais lucros do que perdas.

A sugestão é que você se inscreva no Clube de Membros Investidores Brasil de forma gratuita e assim você terá acesso a todo tipo de informação voltada para a construção de patrimônio.