Investir em Renda fixa em 2021 é risco ou retorno?

Investir em Renda fixa em 2021 é risco ou retorno?
Patrocinado

Investir em Renda fixa em 2021 é risco ou retorno? Se formos fazer uma retrospectiva da renda fixa em 2020. O que concluiremos contudo, é que tivemos um dos anos mais imprevisíveis para os investimentos que na cabeça dos brasileiros são considerados conservadores.

Acontecimentos nunca imaginados se configuraram. Entre eles, até rendimento negativo no Tesouro Selic, o investimento em tese mais seguro do mercado.

Para aqueles que acreditam que a renda fixa não tem risco, é se esquecem de que todo investimento é passível de altos e baixos.

Veja também: Taxa de juros básica Selic é mantida pelo Copom

Entretanto, ano de 2020 foi desafiador. No entanto, este ano também não esta livre dos altos e baixos. As opções vão dos títulos públicos de diferentes prazos e características aos papéis emitidos por bancos e empresas, como CDBs e debêntures.

A projeção dos analistas medida pelo boletim Focus do Banco Central estima a Selic em 3% no fim deste ano. Contudo, precisamos considerar o próprio BC sinalizou que pode remover a posição na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No entanto, que isso não necessariamente seria um sinal de alta iminente dos juros.

Não podemos nos esquecer do comportamento da inflação ao longo do ano. Visto que a inflação e os gastos do governo. Poderão ditar o ritmo, ou até mesmo, serem responsáveis pelos solavancos da renda fixa ao longo do ano.

Onde investir?

Para quem está disposto a correr mais riscos em busca de uma rentabilidade maior, os especialistas apostam no Tesouro IPCA e o Tesouro Prefixado de prazo médio e longo — com vencimento a partir de 2023.

Entretanto, se levarmos em consideração que a expectativa tanto das taxas dos títulos prefixados como dos corrigidos pela inflação é de queda. Podemos esperar um ganho de capital para quem investir nas taxas atuais destes títulos.

Contudo, para o investimento no Tesouro IPCA e no Tesouro Prefixado vai depender, e muito, da trajetória fiscal do país. O que os investidores basicamente querem saber é se o governo vai ou não manter o compromisso com o chamado teto de gastos.

Desta forma, se a análise for sobre a inflação. Ainda que a inflação não preocupe, o Banco Central deve voltar a subir os juros no segundo semestre, apontam especialista. Alguns apostam na Selic em 4,5% ao ano no fim de 2021.

Em se tratando de renda fixas não vamos nos esquecer dos CDBs de bancos de menor porte. Eles contam com cobertura do fundo garantidor de créditos (FGC) até R$ 250 mil. E fornecem rendimentos bem mais atrativos do que os grandes bancos.