Patrocinado

Muhammad Al-Deif, comandante militar do grupo Hamas, convocou um levante geral contra Israel em uma mensagem gravada nesta sábado (7).

“Se você tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados. Hoje começa a melhor e mais honrosa história.”

SAIBA: Imagens sobre agressão à Moraes na Itália mostram o magistrado agredindo verbalmente o acusado

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Barroso busca meios para excluir Marques e Mendonça dos julgamentos do 08 de janeiro na Suprema Corte

O chefe do grupo disse que o ataque a Israel foi uma resposta aos ataques às mulheres, à profanação da mesquita de al-Aqsa e ao cerco a Gaza.

Muhammad apelou aos povos árabes e islâmicos para que viessem à “libertação de al-Aqsa”, a mesquita em Jerusalém.

Outros vídeos mostram terroristas fortemente armas levando alguns civis de Israel com reféns para a Faixa de Gaza, enquanto os espancam.

MAIS: Petróleo tem pior semana desde março

“‘Tempestade Al-Aqsa”

O Hamas afirma ter disparado 5.000 mísseis contra Israel, segundo mensagem de Muhammad Al-Deif, gravada nesta sábado, anunciando a operação “Tempestade Al-Aqsa”. Ele afirmou que o grupo militante palestino “alvejou as posições inimigas, aeroportos e posições militares com 5.000 foguetes”.

Forças de Defesa de Israel mobilizam soldados e declaram “alerta de estado de guerra”. A Defesa também disse que o Hamas “enfrentará as consequências”.

SAIBA: Peritos divulgam nota com preocupação sobre resultado preliminar da PF sobre agressão a Moraes

Vítimas do ataque do Hamas até o momento

Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas em Israel nos ataques, segundo dados de dois hospitais.

Pelo menos 80 pessoas com vários graus de ferimentos foram transferidas para o Soroka Medical Center, um importante centro médico na cidade de Be’er Sheva, no sul de Israel, informou o hospital em comunicado.

O Centro Médico Kaplan em Rehovot, uma cidade no centro de Israel, disse que está tratando pelo menos 21 pessoas feridas no sábado, incluindo duas em estado grave, quatro em estado moderado e 15 com ferimentos leves.

Alguns dos feridos sofreram ferimentos de bala. Outros foram feridos por estilhaços, disse o Centro Médico Kaplan.

AINDA: Agricultores fecham rodovia pelo retorno de fornecimento de água de responsabilidade federal

Comunicado oficial emitido por Israel

“Nesta manhã, a organização terrorista Hamas realizou um ataque combinado, incluindo o lançamento de foguetes e infiltrações terroristas no território israelense a partir da Faixa de Gaza. As IDF defenderão os civis israelenses e a organização terrorista Hamas pagará um preço elevado pelas suas ações”, afirma a nota. (veja vídeo)