Patrocinado

A defesa do ex-ministro José Dirceu solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que estenda a ele os efeitos da decisão da Corte que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar Lula na Lava Jato.

AINDA: Antiga Odebrecht pede a Toffoli isenção de multas como presenteou irmãos Batista

O pedido foi dirigido ao ministro Gilmar Mendes, e a intenção é anular duas sentenças que totalizam 32 anos de prisão por crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro que foram previamente confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

LEIA: Suprema Corte ignora milicias digitais ligadas a governistas que causou morte de jovem

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Primeiro ano de Lula apresenta 2º maior déficit da história do setor público

Os advogados de Dirceu fundamentam sua solicitação citando trechos das denúncias e condenações do ex-ministro que também foram usadas como base para as decisões contra Lula. Além disso, mencionam o famoso “PowerPoint” do ex-procurador Deltan Dallagnol.

A defesa argumenta que as acusações e julgamentos contra José Dirceu tinham o propósito de fortalecer as imputações posteriores contra Lula, como parte do projeto político dos procuradores e do então juiz Moro. Portanto, a suspeição de Moro reconhecida em relação a Lula deveria ser estendida a Dirceu, levando à anulação de seus processos criminais.

MAIS: Menos de 20% acreditam na narrativa de golpe da cúpula que está no poder

Além disso, o texto destaca que as acusações contra Lula foram construídas a partir das acusações e condenações do ex-ministro, revelando a verdadeira intenção da Lava Jato em processar e condenar Dirceu como parte de uma estratégia para alcançar o ex-presidente.

AINDA: Justiça manda retirar vídeo ‘ostentação’ com filho de ministro, sem investigar bens