Patrocinado

Lula se reúne com príncipe saudita, após duas tentativas frustradas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (10) com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita. O encontro aconteceu no encerramento da cúpula do G20, na Índia.

MAIS: Lula ignora a tragédia do Sul e embarca para Índia

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Lula propõe voto secreto no STF após críticas da esquerda a Zanin

Neste sábado (9), o encontro bilateral havia sido cancelado devido a “urgências na comitiva” do país árabe. Outro cancelamento ocorreu em junho na sequência de agendas que cumpriu enquanto esteve na França.

Mohammed bin Salman é o mesmo príncipe que presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com as joias que se tornaram assunto nacional porque se cogitava a não declaração das mesmas à Receita Federal, porém foi comprovado o contrário.

VEJA: Visita de Maduro ao país custou R$ 78 mil do dinheiro público

Segundo o governo federal, ficou acertado que uma delegação de empresários e autoridades sauditas deve visitar o Brasil em breve para conhecer a carteira de projetos do novo PAC que estão abertos a investimentos estrangeiros, porém não foi esclarecido o que o Brasil terá que entregar em contrapartida. O petista também deu as boas-vindas à Arábia Saudita como novo país do Brics.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as relações diplomáticas entre Brasil e Arábia Saudita completam 55 anos em 2023. A embaixada brasileira em Jeda e a embaixada saudita em Brasília foram abertas há 50 anos, em 1973 (em 1986, quando Riade passou a ocupar o posto de capital saudita, a embaixada também foi transferida).

AINDA: MP quer que TCU reverta penalidades de empresas condenadas na Lava Jato