Marcas de Azeite que não podem ser vendidas segundo Ministério da Agricultura

Marcas de Azeite que não podem ser vendidas segundo Ministério da Agricultura
Patrocinado

Marcas de Azeite que não podem ser vendidas segundo Ministério da Agricultura. Segundo o Ministério os produtos estavam sendo adulterados. As proibições foram anunciadas na última segunda-feira.

A decisão foi tomada após equipes de fiscalização encontrarem produtos fraudados ou impróprios para o consumo. As marcas vetadas foram: Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costanera e Olivais do Porto.

Contudo, os donos de redes de supermercado, devem informar os estoques restantes. Caso se recusem a fornecer informações sobre a presença desses produtos, podem ser autuados.

A empresa que for pega vendendo produtos das marcas objeto da proibição poderá ser denunciada ao Ministério Público Federal. Além de ser responsabilizada criminalmente, bem como punida com multas de R$ 5 mil por ocorrência.

Em nota o Ministério da Agricultura alerta os consumidores a desconfiar de azeites muito baratos, pois há boas chances de adulteração.

No entanto, azeites com problema foram encontrados em Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Os itens estavam em redes de supermercados e pequenos estabelecimentos de comercialização de alimentos, descobertos pela fiscalização.

A identificação resultou de uma operação da Polícia Civil de São Paulo, que encontrou uma fábrica clandestina que adulterava azeites O produto era uma mistura de óleos para colocar no mercado garrafas sem azeite de oliva.

Essa prática é fraude ao consumidor e crime à saúde pública. Após essa operação, foram testadas 54 marcas do produto.