Patrocinado

Mercadante se irrita com pergunta “o BNDES vai jogar contra o combate a inflação”, Esteves do BTG ameniza. Durante participação no painel Os desafios da infraestrutura brasileira: o novo PAC 2023 na 2ª edição do Fórum Esfera, realizada no Guarujá (SP), o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Aloizio Mercadante se irritou com o questionamento da entrevistadora, Renata Agostini, sobre a briga do governo com o Banco Central. Antes mesmo da pergunta ser finalizada, ele reclama do assunto ser levantado no evento.

MAIS: Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF de forma espontânea

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lula recebeu relógio da França em 2005 e não declarou ao TCU

A pergunta em questão foi: “existe digamos um acerto conflito de ideias entre governo e Banco Central, vamos colocar desse jeito, o senhor pode escolher outras palavras. Digamos é quando o BNDES sinaliza que ele quer sair do patamar de 0,7% do PIB hoje dos financiamentos parece que quer chegar até 2% do PIB. Ele está sinalizando que ele está querendo dobrar a aposta na sua própria missão. Mas ai levanta todas essas dúvidas sobre como isso se dará. E o que a gente viu recentemente aparecia até na comunicação do Banco Central, e Roberto Campos Neto, estará inclusive aqui no evento também do Esfera, é uma preocupação com políticas expansionistas que na visão do Banco Central possam justamente diminuir a potência da política monetária. o BNDES como o senhor mesmo começou a falar na abertura do Painel vai ter que fazer um esforço grande de financiamento. A pergunta é, o BNDES vai jogar contra o esforço da política monetária, vai jogar contra esse esforço de combate da inflação”? conclui a entrevistadora. (VEJA O VÍDEO)

MAIS: Governo Lula propõe imposto do MEI três vezes maior para aumentar arrecadação

Em sua resposta Mercadante bastante nervoso com o questionamento dispara a falar e não respeita o tempo proposto, desconversa o assunto, e em dado momento ele afirma “eu não quero entrar hoje nesse debate, hoje eu não posso falar, o Banco Central acabou de votar favorável ao fundo clima, acabou de voltar favorável a TR eu vou aqui reabrir esse debate, essa página tá virada”.

SAIBA: Heineken vende sua operação na Rússia por 1 euro

Para finalizar o estresse de Mercadante, que finaliza falando de o BNDES estará repassando dinheiro para os Bancos Privados aumentarem financiamentos.

André Esteves do Banco BTG Pactual pede o microfone e começa a fazer elogios ao governo e ao BNDES até finalizar o assunto. Após isto, Mercadante se levanta e abraça Esteves em agradecimento.