Patrocinado

A temporada de balanços nos EUA está perto do fim, e os resultados até agora foram expressivos, com destaque para as ações de tecnologia. Diante desse bom desempenho, analistas já traçam perspectivas.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

O fim da temporada de balanços nos EUA se aproxima, com 82% das empresas já tendo reportado seus números. O lucro por ação (LPA) em termos GAAP do S&P 500 subiu em média 14%, o maior avanço desde o último trimestre de 2021. E isso enquanto o S&P 500 bateu 11 recordes em 2024.

LEIA: Morre empresário e um dos fundadores do Pão de Açúcar

“Isso ocorre em meio ao debate sobre uma possível bolha nos mercados, que atrai e preocupa os investidores. Por isso, é relevante analisar o mercado atual, compará-lo com bolhas anteriores e verificar fatores que podem sinalizar uma nova bolha”, explicam especialistas.

As bolhas financeiras são movidas pela emoção e psicologia, que têm papel importante na sua formação e colapso. Michael Hartnett, da BofA (NYSE:BAC), afirma que “as bolhas são influenciadas por catalisadores específicos, variações de preços, avaliações de mercado e políticas dos bancos centrais. Esses fatores ajudam a avaliar o mercado atual”.

AINDA: Fundos de pensão de funcionários da Petrobras e da Caixa serão afetados com suspensão de multa da J&F feita por Toffoli

Comparar o rali atual com bolhas passadas, como a das ‘Puntocom’ ou das ‘FAANG’, mostra que, embora as avaliações atuais sejam altas, ainda não chegaram a esse nível de exuberância. Hoje, há especulação sobre a ‘bolha da Inteligência Artificial’, com empresas como a NVDIA na frente, cujos múltiplos se expandiram bastante e, curiosamente, nesta semana vimos analistas de Wall Street elevarem seus preços-alvo para cerca de 850 dólares… sugerindo que o mercado atual não é tão diferente das bolhas anteriores. Para o pequeno investidor em mercados com tantas altas o ideal é não arriscar e se possível ficar fora.

SAIBA: Pedido de impeachment de Lula após fazer declarações contrárias aos brasileiros conta com mais de 90 assinaturas em menos de 24h

Os investidores devem considerar uma combinação de fatores econômicos e financeiros, incluindo o mercado, a política dos bancos centrais, as avaliações de ativos e o comportamento especulativo. A história nos ensina que as bolhas são fenômenos complexos, ligados à psicologia humana e às reações políticas às condições econômicas.

“Em resumo, embora seja importante analisar os indicadores econômicos e financeiros, também é crucial reconhecer a natureza especulativa das previsões de bolhas. Embora o mercado atual tenha semelhanças com bolhas passadas em termos de causas, ele também tem características únicas. Os investidores devem considerar uma estratégia de investimento equilibrada e diversificada para se informarem e reduzirem os riscos da volatilidade do mercado e de possíveis correções”, concluem.

VEJA: Lula faz discurso que não representa maioria dos brasileiros e cria problemas para o Brasil. “Lula envergonha o país”